quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

O Número Áureo *

Professor Janildo Arantes: O Número Áureo *: As curiosidades sobre o número de ouro

O Número Áureo *



O número de ouro

Sera que você é matematicamente perfeito?

Acredito que a grande maioria dos estudantes Brasileiros já ouviu falar do número de ouro?Você não?Então leia este artigo e fique craque no assunto.
O que é o número de Ouro?Número de ouro: 1,618...

O Número de Ouro também conhecido como Divina Proportione,(Divina proporção), é um número irracional misterioso e enigmático que surge numa infinidade de elementos da natureza na forma de uma razão, sendo considerada por muitos como uma oferta de Deus ao mundo.

A designação adotada para este número, f (Phi maiúsculo), é a inicial do nome de Fídias que foi escultor e arquiteto encarregado da construção do Parthenon, em Atenas.

Dividindo um segmento em duas partes, o número de ouro é o quociente entre dois seguimento onde o maior está para o todo, assim como a parte maior está para o menor,
Na natureza, o número de ouro, ou razão áurea, foi encontrado em sementes de girassóis, na casca do abacaxi, em conchas de moluscos, etc.
Na arte, foi encontrado em quadros de grandes pintores como Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci,nos trabalhos de fibonacci,mais conhecido como Leonardo de Pisa.
Já na arquitetura, temos como exemplo o Parthenon e as Pirâmides do Egito.


Parthenon

Quer saber se, você é matematicamente perfeito?


Então siga esses passos:
§ Faça o quociente de sua altura pela medida do seu umbigo até o chão.
§ A medida do seu braço pela do antebraço.
§ A medida do seu rosto pela a altura do queixo ao nariz.
Dica: use apenas uma casa decimal.
Parte deste artigo, foi retirado do site, http://jj-tiago.zip.net/ ,e foram feitas algumas atualizações por mim.
Créditos: jarbas.josiane.thiago
Luca Bartolomeo de Pacioli e o número de ouro



Luca Bartolomeo de Pacioli (Sansepolcro, Toscana, 1445 - Sansepolcro, Toscana, 19 de junho de 1517?), monge franciscano, foi um famoso matemático italiano. É considerado o pai da contabilidade moderna. Apesar da infância pobre foi educado pelo matemático Dominico Bragadino e, tornou-se professor de matemática de uma escola local.

Em 1470, na cidade de Veneza, como tutor dos filhos de um comerciante, escreveu a sua primeira obra de matemática na área de álgebra.
Em 1475 tornou-se o primeiro professor de matemática da Universidade de Perugia.
No ano de 1494 foi publicada em Veneza, sua famosa obra “Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornaliti” (coleção de conhecimentos de Aritmética, Geometria, proporção e proporcionalidade). Pacioli tornou-se famoso devido a um capítulo deste livro que tratava sobre contabilidade: “Particulario de computies et Scripturis”. Nesta secção do livro Pacioli foi o primeiro a descrever a contabilidade de dupla entrada, conhecida como método Veneziano "el modo de Vinegia" ou ainda "método das partidas dobradas".
O livro “Summa” tornou Pacioli famoso, sendo convidado em 1497 para ensinar matemática na corte de Ludovico em Milão. Um dos seus alunos e amigo foiLeonardo da Vinci.
Em 1509 escreveu a sua segunda obra mais importante, “De Divina Proportioni”, ilustrada por da Vinci, que tratava sobre proporções artísticas.
Continuou a estudar, lecionar e escrever até sua morte no mosteiro de Sansepolcro, em 1517.

Nenhum comentário:

Postar um comentário