quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ENEM - Países Centrais, Periféricos e Emergentes



Países Centrais, Periféricos e Emergentes.


Países centrais são aqueles que detém maior poder político, econômico e militar. São eles que produzem novas tecnologias, exportam produtos culturais e bens de alto valor. Ou seja, são os mais ricos, são eles : Os EUA, o Canadá, a maioria dos países da Europa Ocidental, e o Japão.

Os países periféricos são aqueles que dependem dos países centrais, tem economias pouco desenvolvidas, possuem pouca influência no cenário internacional. Estes comercializam mais as matérias-primas e, eventualmente, conseguem agregar algum valor a estes produtos, mas sempre em grau muito baixo.
Nas relações de troca entre países centrais e periféricos as relações são desproporcionais e ruins, prejudiciais para estes últimos.

Países emergentes são aqueles em desenvolvimento possui um padrão de vida relativamente baixo, uma base industrial em desenvolvimento e um índice de desenvolvimento humano variando de médio a elevado. Normalmente esta denominação é utilizada para referenciar países com grau de desenvolvimento intermediário, situados abaixo do nível dos países desenvolvidos, mas em estágio superior se comparados com os países menos desenvolvidos do mundo.
Lista de países emergentes:

* China
* Índia
* Rússia
* Brasil
* Argentina
* México
* Chile
* Malásia
* África do Sul
* Polônia
* Hungria
* República Tcheca








Nenhum comentário:

Postar um comentário