quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ENEM - O fim do socialismo e o início de uma Nova Ordem Mundial



Fim do Socialismo Soviético e a Nova Ordem Mundial.

Queda do Muro de Berlim

A crise da União Soviética

Muitos problemas se agravavam na União Soviética. Sinais de esgotamento econômico e político. Os Problemas como: A união Soviética apenas Gastava seus recursos no Setor Militas (Corrida Armamentista na Guerra Fria; A industria de Bens de consumo não atendia mais as necessidades da População ou seja Produzia Pouco e de baixa qualidade;O partido Comunista tomava decisões importantes sem consultar a população; Trabalhadores desmotivados diminuíam a produção; A censura, Não havia uma liberdade de expressão.

Para evitar o fim da URSS Mikhail Gorbatchev proporcionou medidas para solucionar a crise. Essas medidas foram: Perestroika (Abertura) e Glasnost (transparência)

Durante as décadas de 1970 e 1980 países socialistas, aliados da União Soviética passaram por crises semelhantes. Como por exemplo: Greves na Polônia,onde os trabalhadores reivindicavam melhor qualidade de vida mais democrática; Queda do Partido comunista; Queda do Muro de Berlim.

O muro de Berlim Simbolizou muito o começo e o fim da Guerra fria.

Com a fim da União soviética decretada por Boris Yeltsin foi criada a CEI (comunidade dos estados independentes).

Nova Ordem Mundial

Características: O mundo Havia Mudado muito, Muitas empresas passaram a investir em novas tecnologias.Empresas Estatais foram Privatizadas

Na teoria das relações internacionais, o termo Nova Ordem Mundial tem sido utilizado para se referir a um novo período no pensamento político e no equilíbrio mundial de poder, além de uma maior centralização deste poder. Apesar das diversas interpretações deste termo, ele é principalmente associado com o conceito de governança global.

Foi o presidente norte-americano Woodrow Wilson que pela primeira vez desenvolveu um programa de reforma progressiva nas relações internacionais e liderou a construção daquilo que se convencionou denominar de "uma Nova Ordem Mundial" através da Liga das Nações. Nos Estados Unidos a expressão foi usada literalmente pela primeira vez pelo presidente Franklin Delano Roosevelt em 1941, durante a II Guerra Mundial.


A Nova Ordem Mundial também é um conceito sócio-econômico-político que faz referência ao contexto histórico do mundo pós-guerra Frio. Foi utilizado pelo presidente norte-americano Ronald Reagan na década de 1980, referindo-se ao processo de queda da União Soviética e ao rearranjo geopolítico das potências mundiais

Consenso de Washington:
Foi o conjunto de recomendações para solucionar os problemas socioeconômicos de países pobres. Ele propunha:
Diminuição dos impostos; Menos gastos governamentais;Permitir a entrada de produtos estrangeiros (abertura econômica); Eliminar as restrições do capital; Privatizar as empresas estatais.

Passado e Presente do processo de Globalização Mundial
Passado: As metrópoles exploram às vezes um único produto das colônias. Hoje: Ate países Pobres Exportam Produtos.

Passado: As metrópoles controlavam a Colônia.Hoje: Autonomia para escolher seus dirigentes.

Passado: Produtos demoravam muito para chegar no seu local de destino (demoravam dias semanas ou ate meses). Hoje: Produtos chegam em questão de Horas.

Passado: Informações como noticias demoravam muito para atravessar os oceanos. Hoje: Em questão de Segundos uma informação Chega.




Nenhum comentário:

Postar um comentário