quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ENEM - Keynesianismo e Fordismo, soluções para a Crise

Keynesianismo e Fordismo, soluções para a Crise 


Keynesianismo e Fordismo, soluções para a Crise

O modelo fordista e a doutrina keynesiana recuperaram os EUA e permitiram a continuidade do desenvolvimento capitalista.
O Fordismo foi um modelo de produção que tinha como características:

• Produção padronizada, em massa (produção em massa = consumo em massa), em larga escala, full time e com grandes estoques.
• Trabalho especializado, com salários ascendentes (para movimentar o capital), garantias trabalhistas e fortes sindicatos.
• Forte concentração das indústrias (Economia de Aglomeração).

A doutrina era keynesiana (wellfare state, ou estado de bem estar social), a qual defendia a realização de obras públicas, criação de empresas, cargos públicos (empregos), investimento em setores públicos, etc. O Keynesianismo pregava a intervenção do Estado na economia e em todos os aspectos necessários. O objetivo da doutrina é manter o crescimento da demanda em paridade com o aumento da capacidade produtiva da economia. Nos EUA essa doutrina foi introduzida através do New Deal do então presidente Franklin Roosevelt. Algumas medidas do New Deal que reergueram a economia norte-americana:

• Concessão de crédito agrícola a pequenos produtores familiares.
• Criação da Previdência Social.
• Controle da corrupção no governo.
• Incentivo à criação de sindicatos.

Essas medidas em associação com as concepções do Fordismo ampliaram o consumismo e crescimento econômico. Porém, essa prosperidade começaria a ser desmontada devido às próprias características do Fordismo e do Keynesianismo, assim, um novo modelo produtivo e uma nova doutrina econômica surgirão: o Pós-Fordismo e  o Neoliberalismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário