quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ENEM - A regionalização Norte-Sul


Países do Norte, países do Sul (regionalização do mundo).

O critério utilizado foi o nível de desenvolvimento socioeconômico.
O que é? 
É um processo vinculado ao crescimento econômico, por meio de que a população supre suas necessidades.
Os países mais desenvolvidos tirando a Austrália e a Nova Zelândia, ficam no hemisfério Norte. Por isso chamados de países do Norte.
E todos os outros países foram chamados de países do Sul.
Em 1990 essa divisão foi muito utilizada, mas caiu rapidamente por levar a gerenalizações exageradas.
Esse tipo de classificação levava a entender que TODOS os países do Sul tinham realidade socioeconômicas semelhantes, assim por exemplo as nações com a economia mais sólida, ex Brasil e o México, se juntavam com os países pobres, ex Etiópia, Haiti.
Então essa divisão não foi mais levada em consideração.
E agora as novas classificações seriam por: distribuição de riqueza, indicadores sociais de sua população, agrupando as nações em três ou mais categorias.






A regionalização Norte-Sul

A regionalização norte-sul foi elaborada para designar a atual conjuntura socioeconômica internacional, em substituição à antiga divisão do mundo em países de 1º, 2º e 3º mundos.

Nessa antiga divisão, o  Primeiro mundo era composto pelas nações capitalistas desenvolvidas, caracterizadas pelo elevado PIB e pelas melhores condições de vida das populações; o Segundo mundo era composto pelas nações socialistas, alinhadas à União Soviética e que se caracterizavam pelo alto grau de estatização de sua economia; já o Terceiro mundo era formado pelas nações subdesenvolvidas, em especial aqueles países que se declaravam como “não alinhados”, ou seja, que não tomavam partido em favor de nenhum dos dois grandes polos mundiais: EUA e URSS.

Com o fim do segundo mundo e os sucessivos processos de independência da África, que culminaram no aparecimento de novas nações extremamente pobres, a divisão entre os três mundos tornou-se obsoleta.

Considerando que a maior parte dos países subdesenvolvidos se encontra no sul e os desenvolvidos, no norte, criou-se a divisão norte-sul. Entretanto, conforme podemos observar no mapa abaixo, essa divisão não representa a divisão do mundo conforme o ordenamento cartográfico dos hemisférios norte e sul.

A regionalização do mundo entre os países do Norte desenvolvido (azul) e do Sul subdesenvolvido (vermelho)

Os países do Norte são caracterizados pelo elevado Produto Interno Bruto (PIB) e pelas condições históricas de poder e acúmulo de riquezas. São representados, em geral, pelos Estados Unidos, União Europeia e Japão. Apesar das boas condições econômicas, nesses países também existem desigualdades sociais e pessoas em condições de acentuada pobreza.

Os países do sul apresentam as maiores taxas de pobreza, violência e problemas sociais do planeta. Sua situação de dependência econômica se deve aos processos de colonização, imperialismo e neocolonização impostos pelas nações consideradas desenvolvidas. Entre os países do sul, existem aqueles países chamados “emergentes” ou em desenvolvimento, são os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), os Tigres Asiáticos e o México.




Nenhum comentário:

Postar um comentário