Fases do Capitalismo
O capitalismo comercial: a pareceu no inicio da Idade Moderna e isso surgiu por causa do interesse econômico. O primeiro fator contribuiu para a formação da burguesia, o desenvolvimento da vida urbana, o incremento da produtividade agrícola e artesanal, a intensificação do comércio e o despontar de um sistema financeiro. O comércio naquela época era a principal renda das familias com pouco dinheiro. O sustento do dia-a-dia deles era tirado daquele simples comércio.
O capitalismo industrial: surgiu em meio a um processo de revoluções políticas e tecnológicas. Nesta época começaram a surgir novas técnicas de produção de mercadorias. Como exemplo se pode citar a invenção da máquina a vapor, do tear mecânico e, conseqüentemente, dos lucros da burguesia. Nesta época o comércio já não era a principal economia dos países e sim as indústrias, é claro que o comércio era muito essencial para que as grandes impressas pudessem vender seus produtos.
O capitalismo financeiro: surgiu com o auxilio das indústrias e da comércio. Isso ocorreu no fim do século XIX e no meio do século XX, porém o capitalismo só se firmou após a primeira guerra Mundial, pois foi ai que as empresas obtiveram mais poder. Uma das marcas do capitalismo financeiro é a grande expansão do mercado de capitais. Através das vendas das bolsas de valores é que ocorreu um grande aumento de capitais das empresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário