Professor Janildo Arantes: QUESTÃO 14- ENEM 2009 (Verifique a cor da sua prov...: A eficiência de um processo de conversão de energia é definida como a razão entre a produção de energia ou trabalho útil e o total de e...
QUESTÃO 14- ENEM 2009 (Verifique a cor da sua prova)
A eficiência de um processo de conversão de energia é definida como a razão entre a produção de energia ou trabalho útil e o total de entrada de energia no processo. A figura mostra um processo com diversas etapas. Nesse caso, a eficiência geral será igual ao produto das eficiências das etapas individuais. A entrada de energia que não se transforma em trabalho útil é perdida sob formas não utilizáveis (como resíduos de calor).
Aumentar a eficiência dos processos de conversão de energia implica economizar recursos e combustíveis. Das propostas seguintes, qual resultará em maior aumento da eficiência geral do processo?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7-5HNWNKh9pHwiYc7s1lMClGNtAu7WyfGIoNosIjKC9tUE77h7vMrNSsrbkTXJBBbvx8ZmcgYYuSI3QEti9wHOTuUzzfHF2Kcy2XggkJcDmkCOnJIL3G6AZXF6AXHp79dSYoyW1IbDRY/s640/1.bmp
A)Aumentar a quantidade de combustível para queima na usina de força.
B)Utilizar lâmpadas incandescentes, que geram pouco calor e muita luminosidade.
C)Manter o menor número possível de aparelhos elétricos em funcionamento nas moradias.
D)Utilizar cabos com menor diâmetro nas linhas de transmissão a fim de economizar o material condutor.
E)Utilizar materiais com melhores propriedades condutoras nas linhas de transmissão e lâmpadas fluorescentes nas moradias.
Resolução
•A melhora das propriedades condutoras dos materiais utilizados nas linhas de transmissão leva a uma diminuição da resistência elétrica destas, reduzindo as perdas de energia e aumentando a eficiência geral.
•Para uma mesma intensidade luminosa, lâmpadas fluorescentes consomem menos energia elétrica que lâmpadas incandescentes, resultando em melhora da eficiência geral.
Resposta: E
http://blogpaniconatv.blogspot.com.br/2009/12/enem-2009-gabarito-e-resolucao-da-prova.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário