terça-feira, 24 de setembro de 2013

Tipos de vegetação : Selva Equatorial, Bosque monçônico, Savana, Desertos, Bosques temperados, Pradaria, Estepe, Taiga, Tundra, Vegetação de alta montanha


Vegetação










A Vegetação é o conjunto de formações vegetais que cobrem a superfície terrestre. Podem ser: Bosques, Matorrais, Pradarias, Estepes ou Desertos. O Bosque é composto por árvores, arbustos, matorrais e ervas. O Matorral é composto por arbustos e matas com poucas árvores. A Pradaria é composta por ervas, algumas mais altas. A Estepe é pobre em vegetação, com ervas ou matas isoladas no meio de solo vazio. Por fim o Deserto é um local sem vegetação.


Desenvolvimento da vegetação



Este desenvolvimento depende do meio físico (luz, calor, água e solo adequados) e também do clima.



Tipos de vegetação











Amazónia 



A Selva equatorial – Denomina-se também Selva virgem, Bosque tropical húmido ou Pluvissilva equatorial (no gráfico de cima designa-se por Floresta tropical húmida). É um bosque muito denso formado por árvores de folha perene, muito rico em espécies (cerca de 10.000). Forma um manto espesso e contínuo de folhas verdes todo o ano. As espécies mais comuns são: Fetos arborescentes, Orquídeas, Árvores de Cacau, Loureiros, Híveas ou árvores de borracha, Mimosas, Acácias, Bambus, Tiliáceas, Palmeiras,...). Encontra-se distribuída por: Amazónia, África central, Tailândia, Birmânia, Vietname, Cambodja, Malásia, Indonésia, Filipinas, noroeste da Austrália, etc..




Bosque Monçônico – (no gráfico em cima denomina-se de climas temperados húmidos) O Bosque é denso e exuberante, com grande variedade de espécies. Contém árvores tropicais (Palmeiras e Bambus) e também árvores temperadas (Carvalho, Faias e Coníferas). Abundam também as Magnólias e Camélias. O matorral é espesso. Este tipo de vegetação encontra-se distribuído por: parte da Índia, Paquistão, Bangladesh, Sudoeste da China, etc..






Savana – A Savana é formada por ervas muito desenvolvidas até atingir os 2 m de altura, que crescem na estação das chuvas e secam na estação seca. As árvores existem em menor número, entre elas distingem-se as Acácias e Baohabes). Esta vegetação encontra-se principalmente nas zonas entre o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer. 




Deserto na Líbia 







Deserto – A norte e a sul das Savanas estendem-se os desertos, com grandes extensões de areia e rocha nua e quase sem vegetação. Ver capítulo 10.




Bosques temperados – (no gráfico em cima tem o nome de Clima subtropical mediterrâneo e marinho) estendem-se entre os 40º e 60º de latitude norte e de sul. Existem dois tipos: o bosque mediterrâneo e o oceânico. O primeiro encontra-se nas zonas de clima mediterrâneo: Califórnia, Costa central do Chile, sul de África e sudoeste da Austrália. Predominam os Carvalhos, Azinheiras, Oliveiras e Pinheiros. São de folhagem perene, com folhas de tamanho pequeno. O Bosque oceânico ou de Frondosas encontra-se na fachada atlântica da Europa, América do Norte, no leste da Ásia, sudeste da Austrália e Nova Zelândia. É um bosque caducifólio que deixa passar a luz e por isso o matorral é muito desenvolvido. É formado por árvores como a Faia, Carvalho, Castanheiro, Tília, Álamo, Bordo, Freixo e Teixo. No matorral existem os fetos. Na Austrália predomina o Eucalipto.










Nova Zelândia



Estepe 



Pradaria - A Pradaria é uma formação de ervas que se conserva verde no verão e no Inverno seca. São típicas dos Estados Unidos e Argentina. Uma das formações vegetais mais pobres é a Estepe, pois tem muito pouca precipitação. O seu matorral é ralo e composto por plantas espinhosas (utilizam espinhos em vez de folhas para conservar a água). Existe uma grande descontinuidade de vegetação. É típica do norte de África e a Argentina (Patagónia) e interior de Ásia e Austrália.




Taiga – É designada também Bosque Boreal ou de Coníferas (no gráfico tem o nome de Clima sub-ártico). O bosque é perenifólio (árvores com folha perene) é constituído por Abetos, Pinheiros-Alvares, Larícios e Pinheiros. O matorral é pobre, com musgos ou ervas de raízes profundas como os Arandos. Dá-se principalmente na franja central do Canadá e no norte de Estados Unidos da América, no centro de Noruega, Suécia, Finlândia, norte da planície Russa e na Sibéria. As temperaturas encontram-se abaixo dos 10º C. 










Tundra – Aqui as temperaturas são muito baixas, tal como na Taiga. É formado por matorrais almofadados com musgos e líquenes. O solo da Tundra está sempre gelado em profundidade, o que impede o crescimento das árvores. Encontra-se no norte do Canadá, Rússia, Escandinávia e Terra do Fogo (sul da Argentina).






Vegetação de Alta Montanha – (no gráfico acima tem o nome de clima das montanhas) Nas vertentes das montanhas a vegetação escalona-se em altura, variando de acordo com as condições de temperatura, humidade, exposição ao sol e ventos. A grande altura predominam os bosques caducifólios (até os 1.000 m). Até os 1.800 mpredominam as Coníferas (Pinheiros e Abetos). Acima dos 2.000 m encontram-se os prados e além dos 2.500 , encontram-se rochas nuas e neves perpétuas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário