'Bode Gaiato' vira febre na web
Assim pode-se classificar o 'Bode Gaiato', figura fictícia que com uma frase clássica, “Armaria mainha, nãm” (Ave Maria mainha, não), cativou usuários e já superou a marca de mais de 900 mil seguidores na rede social Facebook.
Utilizando frases criativas e com o jeito nordestino de falar, o 'Bode Gaiato' tornou-se o meme (brincadeiras via web) mais famoso da grande rede, com tanta aceitação que já virou alvo de empresas de olho no potencial de comunicação do protagonista.
Criado pelo estudante de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Breno Melo, 19 anos, as situações do cotidiano vivenciadas por Junin e Mainha são contadas pelo 'Bode Gaiato' e remetem à vivência de uma criança, como a bronca da mãe ou uma brincadeira de rua.
“Uma postagem que recebeu mais de 100 mil compartilhamentos foi a de Mainha arrumando a roupa de Junin. Ela dizia que ele parecia um malandro, com a calça baixa. Depois quando ela ajeitou, disse que ele agora ficou parecendo um 'rapaizin'”, contou o estudante que é natural do Recife.
São situações como essa que Breno foi lembrando que já havia vivenciado, e tantas outras que surgem como sugestões para as próximas postagens. “Eu recebo mais de 50 sugestões por dia através do perfil, e outras que as pessoas me falam quando encontram comigo. Mas não dá para aproveitar todas. No entanto, algumas são verdadeiramente engraçadas e acabo publicando”, explicou o jovem que, a partir de uma brincadeira, está vendo sua vida se transformar completamente.
“Eu estava de férias, em casa, quando tive a ideia de criar um personagem que fosse engraçado. Já havia muitos perfis desse gênero no Facebook, mas eu não esperava que fosse esse sucesso todo”, disse Breno revelando o segredo da aceitação do 'Bode Gaiato'. “Eu pensei em um bicho que representasse o Nordeste. Por isso escolhi o bode. Procurei na Internet fotos e encontrei muitas engraçadas. Daí, como eu queria fazer as pessoas rirem, batizei ele de 'Bode Gaiato'”, frisou.
O sucesso do personagem de Breno é explicado pela pesquisadora em Novas Tecnologias Verônica Almeida como algo que tem o poder de reunir um número ilimitado de pessoas que têm o mesmo gosto, senso de humor e outras características, e que mesmo distantes geograficamente se unem através da Internet. “A sociedade está formada em tribos, por isso que a forma dos diálogos, a escolha das frases e as características do Nordeste produziram esse fenômeno que criou um laço de afetividade entre os usuários e o personagem”, destacou Verônica.
Giovaldo Cavalanti
Nenhum comentário:
Postar um comentário