sábado, 18 de janeiro de 2014

Os 10 melhores sites e blogs de Física do Brasil


O novo modelo do Enem, assumido desde 2009, tem como um de seus fortes argumentos o rompimento da quantidade de conteúdo exigido nos vestibulares tradicionais, valorizando a capacidade de interpretação e a interdisciplinaridade dos estudantes.
Entretanto, observamos que os estudantes com melhor classificação no exame ainda são aqueles que acumularam, ao longo do ensino médio, uma enorme carga de informação.
Ou seja, a receita para o sucesso no Enem, por mais que este venha revolucionando a forma de acesso às universidades, continua a mesma: Muito estudo e leitura.
Pensando nisso, e de olho nos conteúdos que o MEC ressalta que são cobrados no Enem, o InfoEnem iniciou semana passada uma série de publicações semanais que destaca os 10 melhores sites e os 10 melhores blogs de cada disciplina. Assim separamos devido as diferentes propostas. Os sites trazem os conteúdos mais fixos. Já os blogs, atualizações e boas matérias.
Vale ressaltar que todos os sites e blogs recomendados em nossa série, de uma maneira ou de outra, podem ajudar nos estudos dos vestibulandos.
Evidentemente, devido a grande quantidade de informação que a internet traz, alguns sites e/ou blog podem injustamente ficar de fora. Deixe seu comentário sugerindo outros espaços  e/ou criticando nossas escolhas. Concordando ou discordando de nossa lista e notas, sua opinião é muito importante.
Agora é a vez da Física.

Os 10 melhores sites de Física do Brasil:
Para os sites, nosso critério de escolha leva em consideração 5 tópicos que julgamos serem imprescindíveis e que atribuímos uma nota de zero a dez. Após a tabela, segue a descrição do que foi avaliado em cada tópico.
Para o InfoEnem, esses são os 10 melhores sites de Física.
SiteConteúdoNavegaçãoAparênciaInteratividadeAtualização
www.sofisica.com.br101010105
www.fisica.net97556
efisica.if.usp.br9101059
pion.sbfisica.org.br99887
www.infoescola.com108859
www.mundoeducacao.com.br89957
www.adorofisica.com.br77766
www.sbfisica.org.br/v1/6109510
www.estudefisica.com.br910877
www.fisica.com.br76769
  • Conteúdo: diz respeito a quantidade e qualidade de todo o material oferecido pelo site,  como listas de exercícios, dicas, curiosidades etc.
  • Navegação: tem relação com a divisão e disposição do conteúdo no site, além da velocidade com que as páginas abrem. Quanto mais fácil e rapidamente você encontrar o que procura em um site/blog, melhor sua navegação.
  • Aparência: consiste na organização da página, como cores utilizadas, quantidade de anúncios de publicidade, logotipo (se houver), disposição do cabeçalho, corpo e rodapé.
  • Interatividade: envolve a parte do conteúdo que promova maior entretenimento, como jogos, vídeo aulas, apresentações com animações etc.
  • Atualizações: neste tópico consideramos a frequência com que os sites publicam notícias e artigos, assim como atualizam dados de suas páginas.
Os 10 melhores Blogs de Física do Brasil:
Já para os blogs, lembramos nossos leitores que, diferentemente dos sites, sua função é de trazer bons artigos relacionados às disciplinas. De uma forma geral, esses espaços não servem para obtenção de conteúdos e sim para leituras complementares e mais específicas.
Assim, utilizaremos os seguintes tópicos: Atualização, conteúdo e aparência. Segue abaixo os 10 melhores blogs de Física do Brasil:
BlogConteúdoAparênciaAtualização
www.fisicainterativa.com1099
www.efeitojoule.com976
tioivys.blogspot.com867
fisicamoderna.blog.uol.com.br8810
efeitoazaron.com987
sergioflima.pro.br766
www.especificadefisica.com.br7107
fisica-com-quimica.blogspot.com776
sosfisica.blogspot.com767
www.gluon.com.br787

Nenhum comentário:

Postar um comentário