Neste resumo, você vai conhecer sobre as características políticas, econômicas e a cultura da chamada República Oligárquica, um período governado pelos grandes cafeicultores. Ao terminar de ler o conteúdo, faça o quiz e teste seus conhecimentos. Procure complementar seus estudos com outros recursos neste blog, como vídeos, mapas, questões do Enem e muito mais.
Para aqueles que estão estudando para provas, ou treinando para vestibulares e concursos, sugerimos que leiamum artigo essencial para se dar bem em provas de história e outras disciplinas.
Para fazer o download deste resumo, clique aqui
Não caia no conto do coronel! Antes de sair do blog, resolva alguns exercícios para provar que você realmente aprendeu.
- Quiz sobre a República Oligárquica: Teste seus conhecimentos sobre este assunto com o quiz. Aprenda os principais conceitos desta aula e fique fera para provas, vestibulares e concursos.
- Questão: Povoado de Canudos: Tente resolver esta questão sobre a importância das ruínas do antigo povoado de canudos como patrimônio cultural nacional.
Complemente seus conhecimentos com alguns recursos adicionais.
- Teleaula: A República Oligárquica: Voltaremos a falar da posição da elite, que achava que o problema da população era racial. E veremos, também, que havia intelectuais que defendiam a oligarquia.
- http://www.historiadigital.org/historia-do-brasil/brasil-republica/republica-velha/resumo-republica-oligarquica/
República da Oligarquia do Brasil, Explicação e Resumo de História
Hoje o Blog Not1 traz mais sobre educação e História para você, veja aqui mais sobre a República da Oligarquia do Brasil, confira uma explicação e um resuminho de História para melhor compreensão deste assunto… Se você tiver dúvidas ao final, não se esqueça de comentar:
Explicação e Resumo de História:
Os fazendeiros de todos os estados gostaram muito do sistema Federalista, ou seja, que o Brasil era uma Federação com uma capital, mas que cada estado tinha autonomia, ou seja, o presidente não intervinha nas decisões dos estados.
Fazendeiros de um estado, por exemplo, formavam Oligarquias muitas vezes por conta de produzirem o mesmo produto. São Paulo, da riqueza Café, e Minas Gerias do Leite, eram os mais influentes. Da proclamação da República (1889) até 1930 (conhecido como República Velha), as oligarquias de SP e Minas, revezavam-se na presidência do Brasil de 4 em 4 anos. O que ficou conhecido como República do Café com Leite.
As Demais oligarquias do país, ou seja, dos outros estados, aceitavam essa ideia, pois muitos governos de estado recebiam premiações como cargos de ministros, liberação de verbas para seus estados, etc. Essa boa relação entre Governo Federal e Governadores de estados ficou conhecida como Política dos Governadores.
*A República das Oligarquias:
Depois de um pouco mais de 3 meses de trabalhos, a Assembleia Constituinte apresentou a nova Constituição. Promulgada em 1891, entre outros artigos:
- O nome de Estados Unidos do Brasil para o país.
-A República presidencialista e federativa, formada por vinte estados autônomos.
-O Mandato de 4 anos, sem direito a reeleição, para o presidente da República.
-O Voto universal masculino, aberto, para maiores de 21 anos alfabetizados.
-O Direito de cada estado eleger seu governante e sua Assembléia Legislativa e também contrair empréstimos no exterior e decretar impostos sobre exportações, imóveis e etc.
Gostou?? Então comente aqui!!
Algumas Perguntas:
- Oligarquia no brasil
- republica oligarquica resumo
- republica das oligarquias
- republica explicação
- republica da oligarquia resumo
- resumo de oligarquia
Nenhum comentário:
Postar um comentário