Legenda:
Graduação
Graduação Tecnológica
O publicitário cria, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao consumidor e promover sua venda. Ele atua na elaboração de estratégias e inovações na área de comunicação, visando a obter melhoramentos na relação de empresas e instituições com a sociedade. Para isso, pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. Faz a arte de embalagens e de identidade corporativa. Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: outdoors, anúncios de jornais e revistas, comerciais de rádio e TV e banners em sites da internet. Cria os textos e as imagens e acompanha sua produção. Depois da campanha, faz novas pesquisas para avaliar o impacto da propaganda sobre o consumidor. O campo de atuação também é bastante abrangente.
Fique de Olho
Novo mercado: Mídias Sociais
Os analistas de mídias sociais profissionais capacitados para interagir com clientes em redes sociais, como Facebook, Twitter, Orkut e LinkedIn, além de blogs cada vez mais fazem parte do quadro das empresas. Também não é para menos, já que o Brasil é campeão mundial no tempo gasto em redes sociais: em média, oito horas e cinco minutos por mês, segundo pesquisa do Ibope Nielsen On-line. Para desempenhar essa atividade no ambiente corporativo, são recrutados profissionais de áreas distintas, mas predominam os formados em Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Marketing.
Mercado de Trabalho
O mercado de publicidade e propaganda é bem concorrido. As faculdades formam um número expressivo de publicitários a cada ano, e a demanda não é tão grande nos nichos mais tradicionais, como agências de publicidade. "Mas, se focarmos o mercado total de todas as posições que demandam uma formação em Comunicação Mercadológica, existe espaço para mais bacharéis", diz Arlindo Ornelas Figueira Neto, da USP. "Essa demanda se explica pelas novas possibilidades de atuação, principalmente em comunicação on-line, já que as empresas sentem cada vez mais a necessidade de estar presente na internet, em sites e redes sociais." Os tecnólogos também encontram um cenário aquecido. "As principais oportunidades estão nas atividades relacionadas à fotografia, produção audiovisual e propaganda digital", afirma Renato Buchele Rodrigues, da Univali. Nessas frentes, o profissional planeja, executa e gerencia os processos de produção, fazendo seleção e produção com fotógrafos, programadores de tecnologia, designers, webdesigners e ilustradores. As agências mais importantes ficam em São Paulo, onde se encontra o maior patamar de remuneração, mas também a maior concorrência. "Contudo, as demandas regionais existem, os mercados vêm se desenvolvendo e os profissionais formados pelas faculdades locais têm tido bom grau de aproveitamento em suas regiões", diz Figueira Neto, da USP.
Salário inicial: R$ 2.500,00 (fonte: profa. Andrea Gonçalves Carneiro, do Centro Universitário Anhanguera de São Paulo.
As melhores escolas
Orientação Profissional
Curso
Há muitos cursos de bacharelado em todo o país. A teoria e a prática estão intimamente ligadas. A graduação é focada em propaganda, ambiente promocional, moda, esporte, cultura, varejo e internet. Disciplinas como fotografia, redação publicitária e computação gráfica fornecem as técnicas de criação. O aluno também é treinado nas diversas linguagens da propaganda - política, comercial e institucional. Matérias das áreas de administração e economia complementam o currículo. É importante, por exemplo, saber como montar exigir um trabalho de conclusão. Na maioria delas, o curso de Publicidade é uma habilitação do bacharelado em Comunicação Social.
Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Comun. (public. e prop.); Comun. e Mkt. (public. e prop.); Comun. Merc. (promoção e merchandising); Comun. soc. (prop. e public.); Comun. soc. (public. e mkt.); Comun. soc. (public. e prop. com ênf. em mkt.); Comun. soc. (public. e prop.); Comun. soc. (public.); Comun. soc. (public., prop. com ênf. em mkt.); Comun. soc. (public., prop. e mkt.); prop. e Mkt.
Diferentemente dos cursos de bacharelado, que possuem forte formação humanística, com bases profundas da comunicação social e fundamentos do marketing, os cursos tecnológicos são voltados para a parte operacional da publicidade. Por isso, costumam ser focados em um setor específico de atuação da publicidade e propaganda, como a produção publicitária (que consiste em produzir as peças e campanhas em diversos meios e áreas). O curso começa com disciplinas teóricas, nas quais o aluno vê fundamentos de comunicação, ética e língua portuguesa. A partir do segundo semestre entram as específicas, como criação publicitária, multimídia, planejamento de campanhas publicitárias e relações mercadológicas. É nessa etapa que o estudante aprende a trabalhar com as diversas mídias, como jornais, rádio e internet. A parte de produção é realizada em laboratórios especializados.
Duração média: dois anos.
Outro nome: Comun. institucional (public. e prop.).
O que você pode fazer
Atendimento
Servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.
Criação
Produzir campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto.
Gerência de produto
Administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.
Marketing
Planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o consumidor.
Mídia
Escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors, jornais, revistas, TVs, rádios e internet.
Pesquisa
Obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.
Produção
Fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites.
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