sábado, 24 de agosto de 2013

PUBLICIDADE E PROPAGANDA/PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA

PUBLICIDADE E PROPAGANDA/PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA

BACHARELADO / TECNOLÓGICO
Legenda:
Graduação
Graduação Tecnológica
O publicitário cria, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao consumidor e promover sua venda. Ele atua na elaboração de estratégias e inovações na área de comunicação, visando a obter melhoramentos na relação de empresas e instituições com a sociedade. Para isso, pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. Faz a arte de embalagens e de identidade corporativa. Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: outdoors, anúncios de jornais e revistas, comerciais de rádio e TV e banners em sites da internet. Cria os textos e as imagens e acompanha sua produção. Depois da campanha, faz novas pesquisas para avaliar o impacto da propaganda sobre o consumidor. O campo de atuação também é bastante abrangente. 
   

  

Fique de Olho

Novo mercado: Mídias Sociais
Os analistas de mídias sociais – profissionais capacitados para interagir com clientes em redes sociais, como Facebook, Twitter, Orkut e LinkedIn, além de blogs – cada vez mais fazem parte do quadro das empresas. Também não é para menos, já que o Brasil é campeão mundial no tempo gasto em redes sociais: em média, oito horas e cinco minutos por mês, segundo pesquisa do Ibope Nielsen On-line. Para desempenhar essa atividade no ambiente corporativo, são recrutados profissionais de áreas distintas, mas predominam os formados em Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Marketing.

Mercado de Trabalho

O mercado de publicidade e propaganda é bem concorrido. As faculdades formam um número expressivo de publicitários a cada ano, e a demanda não é tão grande nos nichos mais tradicionais, como agências de publicidade. "Mas, se focarmos o mercado total de todas as posições que demandam uma formação em Comunicação Mercadológica, existe espaço para mais bacharéis", diz Arlindo Ornelas Figueira Neto, da USP. "Essa demanda se explica pelas novas possibilidades de atuação, principalmente em comunicação on-line, já que as empresas sentem cada vez mais a necessidade de estar presente na internet, em sites e redes sociais." Os tecnólogos também encontram um cenário aquecido. "As principais oportunidades estão nas atividades relacionadas à fotografia, produção audiovisual e propaganda digital", afirma Renato Buchele Rodrigues, da Univali. Nessas frentes, o profissional planeja, executa e gerencia os processos de produção, fazendo seleção e produção com fotógrafos, programadores de tecnologia, designers, webdesigners e ilustradores. As agências mais importantes ficam em São Paulo, onde se encontra o maior patamar de remuneração, mas também a maior concorrência. "Contudo, as demandas regionais existem, os mercados vêm se desenvolvendo e os profissionais formados pelas faculdades locais têm tido bom grau de aproveitamento em suas regiões", diz Figueira Neto, da USP.

Salário inicial: R$ 2.500,00 (fonte: profa. Andrea Gonçalves Carneiro, do Centro Universitário Anhanguera de São Paulo. 

As melhores escolas

5 estrelas
MG Belo Horizonte PUC Minas n/i. PE Recife UFPE. RJ Rio de Janeiro UFRJ Comun. Soc. (public. e prop.). RS Porto Alegre PUCRS Comun. Soc. (public. e prop.). SP São Paulo ESPM-SP Comun. Soc. (public. e prop.).
4 estrelas
BA Salvador Unifacs Comun. Soc. (public. e prop.). CE Fortaleza UFC, Unifor-CE Comun. Soc. (public. e prop.). DF Brasília UnB Comun. Soc. (public. e prop.). Taguatinga UCB-DF Comun. Soc. (public. e prop.). GO Goiânia PUC Goiás, UFG Comun. Soc. (public. e prop.). MG Belo Horizonte UFMG Comun. Soc. (public.). PA Ananindeua Unama Public. (public. e prop.). PE Olinda Aeso Comun. Soc. (public. e prop.). Recife FBV Comun. Soc. (public. E prop.), Unicap Comun. Soc. (public. e prop.). PR Curitiba PUCPR Comun. Soc. (public. e prop.), UFPR Comun. Soc. (public. e prop.). RJ Rio de Janeiro ESPM-RJ Comun. Soc. (public. e prop.), PUC-Rio Comun. Soc. (public. e prop.). RS Caxias do Sul UCS Comun. Soc. (public. e prop.). Novo Hamburgo Feevale n/i. Passo Fundo UPF n/i. Porto Alegre ESPM-Sul Comun. Soc. (public. E prop.). Santa Maria UFSM Comun. Soc. (public. e prop.). São Leopoldo Unisinos. SP Campinas PUC-Campinas. Engenheiro Coelho Unasp Comun. Soc. (public. e prop.) n/i. São Paulo Faap Comun. Soc. (public. e prop.), Fecap Comun. Soc. (public. e prop.), Mackenzie Public. E Prop. (criação publicitária); Public. e Prop. (mkt.), PUC-SP, Universidade Anhembi Morumbi.
3 estrelas
AL Maceió Cesmac Comun. Soc. (public. e prop.)n/i. AM Manaus Uninorte-AM n/i. AP Macapá Fac. Seama Comun. Soc. (public. e prop.). BA Feira de Santana Unef/FAN Comun. Soc. (public. e prop.) n/i. Salvador UCSal Comun. Soc. (public. e prop.), Unijorge Comun. Soc. (public. e prop.). CE Fortaleza Estácio FIC Comun. Soc. (public. e prop.), FA7 Comun. Soc. (public. e prop.), Fac. Católica do Ceará n/i, Fanor. DF Brasília Iesb, UniCEUB. MG Belo Horizonte Newton Paiva Comun. Soc. (public. e prop.), UNA Comun. Soc. (public. e prop.), Uni-BH. Coronel Fabriciano Unileste Comun. Soc. (public. e prop.). Frutal Uemg Comun. Soc. (public. e prop.). Uberlândia Esamc Uberlândia. MS Campo Grande UCDB Comun. Soc. (public. e prop.). Dourados Unigran Comun. Soc. (public. e mkt.) n/i. MT Cuiabá UFMT Comun. Soc. (public. e prop.), Unic Comun. Soc. (public., prop. com ênf. em mkt.) n/i. PA Belém Estácio FAP Comun. Soc. (public. e prop.), UFPA Comun. Soc. (public. e prop.). PB Cabedelo Iesp-PB Comun. Soc. (public. e prop.). PE Caruaru Favip Comun. Soc. (public. E prop.). PR Arapongas Unopar. Curitiba FAE, UP, UTP Comun. Soc. (public. e prop.). Londrina Unopar. RJ Rio de Janeiro Estácio, Facha-RJ Comun. Soc. (public. e prop.). RN Natal UnP Comun. Soc. (public. e prop.) n/i. RS Ijuí Unijuí Comun. Soc. (public. e prop.) n/i. Lajeado Univates Comun. Soc. (public. e prop.). Pelotas UCPel Comun. Soc. (public. e prop.) . Porto Alegre IPA n/i, UFRGS Comun. Soc. (public. e prop.). Santa Cruz do Sul Unisc Comun. Soc. (public. e prop.). Santa Maria Unifra. SC Blumenau Furb Comun. Soc. (public. e prop.). Itajaí Univali. Palhoça Unisul Comun. Soc. (public. E prop.). SE Aracaju Unit Comun. Soc. (public. e prop.). SP Americana Unisal n/i. Atibaia Faat. Bauru FIBBauru Comun. Soc. (public. e prop.), Unip-SP Comun. Soc. (public. e prop.), USC Comun. Soc. (public. e prop.). Campinas Esamc Campinas, Facamp-SP Prop. e Mkt., Veris Facs. Comun. Soc. (public. e prop.). Franca Uni-Facef Comun. Soc. (public. e prop.). Guarujá Unaerp Comun. Soc. (public. e prop. com ênf. em mkt.). Jacareí Fac. Anhanguera de Jacareí Comun. Soc. (public. e prop.). Mogi das Cruzes UMC Comun. Soc. (public. e prop.). Osasco Unifieo. Piracicaba Unimep. Ribeirão Preto CBM Comun. Soc. (public. e prop.) n/i, Moura Lacerda Comun. Soc. (public. e prop.) n/i, Unaerp Comun. Soc. (public. e prop. Com ênf. em mkt.). Rio Claro FIC-Rio Claro Comun. Soc. (public. e prop.). Salto Ceunsp. Santa Bárbara d’Oeste Fac. Anhanguera de Santa Bárbara. Santana de Parnaíba Unip-SP Prop. e Mkt.. São Bernardo do Campo Metodista Comun. Merc. (promoção e merchandising); Publicidade e Propaganda. São Caetano do Sul USCS Comun. Soc. (public. e prop.). São Paulo Belas Artes, Cásper, Fac. Cantareira, FRB Comun. Soc. (public. e prop.), Uninove Comun. Soc. (public. e prop.) n/i, Unip-SP Comun. Soc. (public. e prop.); Prop. e Mkt., Universidade Cruzeiro do Sul Public. Prop.; Publicidade e Propaganda, USJT Comun. Soc. (public. E prop.) n/i, USP Comun. Soc. (public. e prop.). TO Palmas Ceulp/ Ulbra Comun. Soc. (public. e prop.).

Curso

Há muitos cursos de bacharelado em todo o país. A teoria e a prática estão intimamente ligadas. A graduação é focada em propaganda, ambiente promocional, moda, esporte, cultura, varejo e internet. Disciplinas como fotografia, redação publicitária e computação gráfica fornecem as técnicas de criação. O aluno também é treinado nas diversas linguagens da propaganda - política, comercial e institucional. Matérias das áreas de administração e economia complementam o currículo. É importante, por exemplo, saber como montar exigir um trabalho de conclusão. Na maioria delas, o curso de Publicidade é uma habilitação do bacharelado em Comunicação Social.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Comun. (public. e prop.); Comun. e Mkt. (public. e prop.); Comun. Merc. (promoção e merchandising); Comun. soc. (prop. e public.); Comun. soc. (public. e mkt.); Comun. soc. (public. e prop. com ênf. em mkt.); Comun. soc. (public. e prop.); Comun. soc. (public.); Comun. soc. (public., prop. com ênf. em mkt.); Comun. soc. (public., prop. e mkt.); prop. e Mkt. 


Diferentemente dos cursos de bacharelado, que possuem forte formação humanística, com bases profundas da comunicação social e fundamentos do marketing, os cursos tecnológicos são voltados para a parte operacional da publicidade. Por isso, costumam ser focados em um setor específico de atuação da publicidade e propaganda, como a produção publicitária (que consiste em produzir as peças e campanhas em diversos meios e áreas). O curso começa com disciplinas teóricas, nas quais o aluno vê fundamentos de comunicação, ética e língua portuguesa. A partir do segundo semestre entram as específicas, como criação publicitária, multimídia, planejamento de campanhas publicitárias e relações mercadológicas. É nessa etapa que o estudante aprende a trabalhar com as diversas mídias, como jornais, rádio e internet. A parte de produção é realizada em laboratórios especializados. 

Duração média: dois anos.

Outro nome: Comun. institucional (public. e prop.).

O que você pode fazer

Atendimento

Servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.

Criação

Produzir campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto.

Gerência de produto

Administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.

Marketing

Planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o consumidor.

Mídia

Escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors, jornais, revistas, TVs, rádios e internet.

Pesquisa

Obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.

Produção

Fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites.









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