quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Q-23 - 1 - Sendo dadas duas esferas de metal montadas em suporte portátil de material isolante, inventem um modo de carregá-las com quantidades de cargas iguais e de sinais opostos. Você pode usar uma BARRA DE VIDRO ativado com SEDA. Mas ela não pode tocar as esferas. É necessário que as esferas sejam de mesmo tamanho.




EXERCÍCIOS ADA


1 – Sendo dadas duas esferas de metal montadas em suporte portátil de material isolante, inventem um modo de carregá-las com quantidades de cargas iguais e de sinais opostos. Você pode usar uma BARRA DE VIDRO ativado com SEDA. Mas ela não pode tocar as esferas. É necessário que as esferas sejam de mesmo tamanho.



Um método simples é usar indução eletrostática: ao aproximarmos a barra de vidro de qualquer uma das esferas quando ambas estiverem em contato iremos induzir (I) na esfera mais próxima, uma mesma carga igual e oposta a carga da barra e, (II) na esfera mais afastada, uma carga igual e de mesmo sinal que a da barra. Se separarmos então as duas esferas, cada uma delas ir a ficar com cargas de mesma magnitude, porém com sinais opostos. Este processo não depende do raio das esferas. Note, entretanto, que a densidade de cargas sobre a superfície de cada esfera após a separação obviamente depende do raio das esferas.


http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Lei-De-Gauss/176539.html


http://www.fisica.ufpb.br/~jgallas/ENSINO/Cap23.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário