terça-feira, 29 de outubro de 2013

Questão 137 No monte de Cerro Armazones, no deserto de Atacama, no Chile, ficará o maior telescópio da superfície terrestre, o Telescópio Europeu Extremamente Grande (E-ELT). O E-ELT terá um espelho primário de 42 m de diâmetro, “o maior olho do mundo voltado para o céu”.

Questão 137

No monte de Cerro Armazones, no deserto de Atacama, no Chile, ficará o maior telescópio da superfície terrestre, o Telescópio Europeu Extremamente Grande (E-ELT). O E-ELT terá um espelho primário de 42 m  de diâmetro, “o maior olho do mundo voltado para o céu”.
Disponível em: http://www.estadao.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010 (adaptado).

Ao ler esse texto em uma sala de aula, uma professora fez uma suposição de que o diâmetro do olho humano mede aproximadamente 2,1 cm. Qual a razão entre o diâmetro aproximado do olho humano, suposto pela  professora, e o diâmetro do espelho primário do telescópio citado?

A. 1 / 20       B. 1 / 100       C. 1 / 200       D. 1 / 1 000       E. 1 / 2 000

D.A. RESOLVE

O conceito de razão trata de uma fração entre as grandezas em questão. A razão entre o diâmetro do olho humano e o diâmetro do telescópio é, nada menos, uma fração de numerador igual ao diâmetro do olho humano e denominador igual ao diâmetro do telescópio.

Deve-se lembrar que as unidades de medidas devem ser as mesmas, então, o diâmetro do telescópio deve ser passado de metro para centímetros, tem-se:

Sendo o diâmetro do telescópio 4.200 cm, pode-se, agora, calcular a razão procurada.Vê-se:

A razão entre o diâmetro do olho humano e o diâmetro do telescópio é 1/2.000, o que significa que o diâmetro do telescópio é 2.000 vezes maior que o do olho humano.
Alternativa E



Nenhum comentário:

Postar um comentário