segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Movimento Orbital

Movimento Orbital






Movimento de Translação: Este movimento se realiza em um ano, é o movimento da Terra ao redor do Sol. Chama-se também movimento orbital ou de revolução.
O eixo da Terra é inclinado em relação ao plano da órbita (plano da eclíptica). A inclinação atual é de 23 graus e 27 minutos. A direção do eixo da Terra, aproximadamente constante, corresponde à posição dos atuais pólos celestes. O pólo celeste norte fica nas proximidades da estrela Alfa da constelação da Ursa Menor (Poláris), enquanto o pólo celeste sul situa-se junto a estrela Sigma, da constelação do Oitante.
O movimento de translação que se realiza no sentido direto e tem a duração de 365 dias 6 horas e 9 minutos, e equivale aproximadamente, à duração do ano sideral.
Não há provas diretas do movimento de translação da terra. Nenhuma das experiências feitas permite evidenciar seu movimento anual em torno do Sol. Um célebre experimento realizado por Michelson e Morley, em fins do século passado, não deu o resultado esperado.
Entre provas indiretas deste movimento citaremos: (a) o deslocamento progressivo das constelações para oeste; (b) o fenômeno da aberração da luz; (c) a paralaxe das estrelas próximas; e (d) o efeito Doppler-Fizeau.


Nenhum comentário:

Postar um comentário