terça-feira, 8 de outubro de 2013

Destruição da camada de ozônio pelos CFC’s

Destruição da camada de ozônio pelos CFC’s

Destruição da camada de ozônio pelos CFC’s 

A maioria dos Spray’s contém CFC, que destroem a camada de ozônio

Os Clorofluorcarbonetos, ou comumente chamados de CFC’s, são haletos orgânicos formados, como o próprio nome diz, por cloro, flúor e carbono. Estes compostos também são conhecidos como fréonsOs mais comuns deste grupo são o triclorofluormetano (CCl3F) e o  diclorofluormetano (CCl2F).
Na década de 1970, descobriu-se que o grande responsável pela destruição da camada de ozônio é o uso desses fréons em refrigeradores - estes compostos estão presentes também em produtos tipo spray e em ares-condicionados. Até então eles eram considerados inertes. No entanto, os químicos Mário J. Molina (mexicano) e F. Sherwood Rowland (americano) relataram pela primeira vez, em 1974, que o ozônio (O3) poderia ser destruído pelos CFC’s.
                A reação de degradação do ozônio ocorre primeiro pela decomposição das moléculas de CFC por meio da radiação solar na estratosfera:
CH3Cl (g) → CH3 (g) + Cl(g)
Em seguida, os átomos de cloro liberados reagem com o ozônio, conforme a equação a seguir:
Cl(g) + O→ ClO(g) + O2 (g)
Desse modo, os átomos de cloro terão um efeito devastador, pois este ClO formado reagirá novamente com os átomos livres de oxigênio, formando mais átomos de cloro, que reagirão com o oxigênio e assim por diante.
ClO(g) + O (g) → Cl(g) + O2 (g)
Este efeito é destruidor porque uma reação dos átomos de cloro com o ozônio ocorre 1500 vezes mais rápido que a reação abaixo, onde os próprios átomos livres de oxigênio presentes na atmosfera decompõem o ozônio.
O(g) + O3(g)  O2 (g) + O2 (g)
Assim, um simples átomo de cloro pode destruir cerca de um milhão de moléculas de ozônio, levando ainda em consideração o fato de que os CFC’s permanecem na troposfera por aproximadamente 100 anos.
Processo de destruição da camada de ozônio
Por isso, em 1987, representantes dos maiores produtores de CFC’s se reuniram em Montreal e assinaram um acordo de gradativamente substituí-los por substâncias que não agridem a camada de ozônio. 
         Entretanto, além de ser um processo demorado, as substâncias que foram desenvolvidas para substituir os freons (hidroclorofluorcarbonetos e hidrofluorcarbonetos) contribuem para o aquecimento global.
            Assim, resta-nos esperar mais pesquisas nesta área para que se desenvolvam substâncias inofensivas à camada de ozônio e à natureza. Além disso, devemos fazer a nossa parte, evitando sprays que contenham CFC’s como gases propelentes.
         Os usuários das geladeiras até a decada de 1970 não imaginavam que o CFC contido nelas era responsável pela destruição da camada de ozônio.
Os usuários das geladeiras até a decada de 1970 não imaginavam que o CFC contido nelas era responsável pela destruição da camada de ozônio.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Nenhum comentário:

Postar um comentário