segunda-feira, 28 de outubro de 2013

BATERIA DE EXERCÍCIOS

BATERIA DE EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAPÍTULOS 1 AO 5 - APOSTILA I

Amigos,


Como falei com vocês nas últimas semanas, VESTIBULAR É ADESTRAMENTO. Não existe aprendizado sem treinamento. Por isso, agora que temos uma base, é hora de cairmos dentro nos exercícios.
Publico abaixo a bateria de revisão dos capítulos 1 ao 5 da apostila I.



Orientação: No Blog, é possível achar matérias específicas na UERJ e UFF, e tabela com os conteúdos mais cobrados da apostila I nos vestibulares dos últimos anos. Quanto ao Teste Vocacional, acessem o site carlosmartins.com.br/testevocacional.htm


Dúvidas? Mande um comentário, ligue para o 0800, me procurem no Pólo.


Abraços e bons estudos!!


Luiz


BATERIA DE EXERCÍCIOS  DE REVISÃO 1 – História  Apostila I – CEDERJ
Professor Luiz
Capítulos 1 ao 5


1 - MEC - SIMULADO ENEM 2009 - A Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desenvolveu o projeto “Comunidades Negras de Santa Catarina”, que tem como objetivo preservar a memória do povo afrodescendente no sul do País. A ancestralidade negra é abordada em suas diversas dimensões: arqueológica, arquitetônica, paisagística e imaterial. Em regiões como a do Sertão de Valongo, na cidade de Porto Belo, a fixação dos primeiros habitantes ocorreu imediatamente após a abolição da escravidão no Brasil. O Iphan identificou nessa região um total de 19 referências culturais, como os conhecimentos tradicionais de ervas de chá, o plantio agroecológico de bananas e os cultos adventistas de adoração. 
Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=14256&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia>. Acesso em: 1 jun. 2009. (com adaptações).

O texto acima permite analisar a relação entre cultura e memória, demonstrando que

(A) as referências culturais da população afrodescendente estiveram ausentes no sul do País, cuja composição étnica se restringe aos brancos.
(B) a preservação dos saberes das comunidades afrodescendentes constitui importante elemento na construção da identidade e da diversidade cultural do País.
(C) a sobrevivência da cultura negra está baseada no isolamento das comunidades tradicionais, com proibição de alterações em seus costumes.
(D) os contatos com a sociedade nacional têm impedido a conservação da memória e dos costumes dos quilombolas em regiões como a do Sertão de Valongo.
(E) a permanência de referenciais culturais que expressam a ancestralidade negra compromete o desenvolvimento econômico da região.

Questão 1 – Gabarito: B 
Habilidade 2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas. 
............................................................................................................................
Comentário: 
Trata-se de compreender o texto, tão somente. A alternativa (A) está errada, visto que, 
no texto, afirma-se a existência do “povo afrodescendente no sul do País”. A (C) está igualmente incorreta: o texto não faz referência a isolamento da comunidade citada. A 
(D) também está errada: o Iphan identificou nessa região um total de 19 referências 

culturais. A (E) traz afirmação improcedente segundo o texto. 











2- ( SIMULADO PVS 2010)Assinale a alternativa que retrata corretamente exemplos de patrimônio imaterial do Rio de Janeiro

(A)  Cristo Redentor, Teatro Municipal e  Estádio do Maracanã
(B)   Sambódromo, Pão de Açúcar e Museu Nacional
(C)   Samba, Capoeira e Jongo
(D)  Biblioteca Nacional, Igreja da Candelária e Confeitaria Colombo
(E)   Museu de Arte Moderna, Jardim Botânico  e  Cinema Iris



3 - Mansa Mussa, filho e sucessor de Abubacar, distinguiu-se pelo seupoder e pela santidade de sua vida. Administrou de forma tão justa que suarecordação permanece viva. Fez a peregrinação no ano 1346: doze miljovens escravos, envergando túnicas de brocado de ouro e seda do Iêmen, transportavam-lhe as bagagens. Levou do seu país oitenta carregamentosde ouro em  (...)” (adaptado de Ibn Kaldum. História dos Berberesescritano século XIV)

Mansa Mussa, também conhecido como Kankan Mussa, era imperadordo Mali, um reino da África Ocidental, no século XIV.  Como eramuçulmano, fez questão de realizar sua peregrinação a Meca, a qual,como vemos no documento, foi feita com toda a pompa e luxo.
Explique por que o reino do Mali era tão rico a ponto de seu soberanorealizar uma viagem com tamanha ostentação.


4 - Enem 2009 - O que se entende por Corte do antigo regime é,em primeiro lugar, a casa de habitação dos reis de França,de suas famílias, de todas as pessoas que, de perto ou de longe, dela fazem parte. As despesas da Corte, da imensa casa dos reis, são consignadas no registro das despesas
do reino da França sob a rubrica significativa de Casas Reais. ELIAS, N. A sociedade de corte. Lisboa: Estampa, 1987.

Algumas casas de habitação dos reis tiveram grande efetividade política e terminaram por se transformar em patrimônio artístico e cultural, cujo exemplo é
A) o palácio de Versalhes.
B) o Museu Britânico.
C) a catedral de Colônia.
D) a Casa Branca.
E) a pirâmide do faraó Quéops.



5 - (UFMG 2009)  - Analise estes dois mapas-múndi, comparando-os:

A partir da análise e comparação desses mapas e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que
A) a cartografia européia, por razões religiosas, não assimilou o conhecimento dos povos indígenas acerca dos continentes recém-descobertos.
B) a concepção de um mundo fechado, em oposição à idéia de um cosmos aberto, dominou a cartografia européia até o século XVII.
C) as navegações alteraram o conhecimento do mundo, à época, jogando por terra os mitos antigos sobre a inabitabilidade das zonas tórridas.
D) os descobrimentos, em fins do século XV, resultaram da expansão do conhecimento do mundo alcançado pelos geógrafos do Renascimento.



6 - (UFU 2009)  --- Observe a imagem abaixo.



Considerando o quadro acima e o contexto histórico em que foi pintado, marque para as alternativas abaixo (V) verdadeira, (F) falsa ou (SO) sem opção.
1 ( ) No século XVII, o estudo de anatomia era realizado somente por artistas, pois os cientistas estavam mais interessados pela Astronomia e pela Física do que por qualquer relação com os saberes sobre o corpo humano.
2 ( ) O quadro acima é representativo de um momento da história da ciência moderna em que há uma valorização do conhecimento “empírico”, abalando os cânones da autoridade eclesiástica no que se refere aos saberes sobre a natureza.
3 ( ) O estudo da anatomia humana foi altamente desenvolvido nos séculos XVI e XVII, sendo que seus resultados tiveram forte influência nos campos das artes, principalmente na pintura, na escultura e na arquitetura do Renascimento e do Barroco.
4 ( ) A sociedade européia do século XVII aceitava, com naturalidade, a utilização de cadáveres humanos nas aulas de anatomia, uma vez que naquele momento, a Igreja ou a ética cristã não exerciam mais qualquer influência nos domínios da ciência.


7 - (UFC 2008)  Na sociedade medieval, vigorava uma ideologia que considerava as mulheres inferiores aos homens,resultando em um cotidiano marcado pela hegemonia da autoridade masculina. Ainda que a Igreja pregasse que homens e mulheres eram objetos do amor de Deus, não eram poucos os religiosos que percebiam as mulheres como agentes do demônio.
Com base nas informações acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre a cultura e a sociedade européias, no período classicamente conhecido como Idade Média.
A) As mulheres eram consideradas inferiores aos homens por serem incapazes de trabalhar com as técnicas tradicionais de cura por meio do uso de plantas medicinais.
B) A mentalidade era profundamente marcada pelo ideário católico, que preconizava, inclusive, o papel que homens e mulheres deveriam desempenhar na sociedade.
C) A submissão feminina à autoridade masculina caracterizou a sociedade daquele tempo como uma organização tipicamente matriarcal.
D) A mulher, ainda que posta em uma condição submissa em relação ao homem, tinha grande poder e influência sobre a Igreja Católica.
E) A condição feminina era fruto da grande influência que o racionalismo científico exercia sobre a cultura daquele período.



8 - (Unesp2008) -- Galileutalvez mais que qualquer outra pessoa, foi oresponsável pelo surgimento da ciência moderna. O famoso conflito com aIgreja católica se demonstrou fundamental para sua filosofia; é dele aargumentação pioneira de que o homem pode ter expectativas decompreensão do funcionamento do universo e que pode atingi-la através daobservação do mundo real.
(Stephen Hawking, Uma breve história do tempo.)
O “famoso conflito com a Igreja católica” a que se refere o autorcorresponde
(A) à decisão de Galileu de seguir as idéias da Reforma Protestante,favoráveis ao desenvolvimento das ciências modernas.
(B) ao julgamento de Galileu pela Inquisição, obrigando-o a renunciarpublicamente às idéias de Copérnico.
(C) à opção de Galileu de combater a autoridade política do Papa e a vendade indulgências pela Igreja.
(D) à crítica de Galileu à livre interpretação da Bíblia, ao racionalismomoderno e à observação da natureza.
(E) à defesa da superioridade da cultura grega da antigüidade, feita porGalileusobre os princípios das ciências naturais.


9 - (UFU 2008) --Leia o seguinte trecho.
“A tese segundo a qual os Reformadores teriam deixado a Igreja romanaporque ela estava repleta de devassidões e impurezas é insuficiente. Notempo de Gregório VII e de São Bento, existiam tantos abusos na Igrejacomo na época da Reforma. Não resultou daí, contudo, nenhuma rupturacomparável à do Protestantismo. Outro fato que deve nos esclarecer: Erasmo, tão duro no Elogio da Loucura (1511) para os padres, monges,bispos e papas do seu temponão aderiu, entretanto, à Reforma. Inversamente, quando, no século XVII, a Igreja católica tinha corrigido amaior parte das fraquezas disciplinares que se podia legitimamente lhecensurar no século precedente, as diferentes confissões reformadas nãopretenderam regressar à obediência de Roma.” DELUMEAU, J. Nascimento e Afirmação da Reforma. São Paulo: Pioneira, 1989, p. 59.
Levando em conta as causas da Reforma protestante e o texto acima, marque para as afirmativas abaixo (V) verdadeira, (Ffalsa.
1 (     ) A insatisfação de religiosos com o comportamento imoral do baixoclero em fins do século XV, com a corrupção da alta hierarquia da Igrejaromana e com o escândalo da venda das indulgências, é uma causasuficiente para se explicar a Reforma protestante.
2 (     ) A Reforma protestante tem suas causas nas transformaçõessociaispolíticas e religiosas do final da Idade Média. Estas transformações levaram, por exemplo, ao enfraquecimento da autoridade eclesiástica frenteà laica, à dúvida quanto à salvação individual dos fiéis e ao fortalecimentodas formas místicas de devoção pessoal.
3 (     ) O saber humanista foi uma das causas da Reforma protestante. Oconhecimento aprofundado de línguas antigas, como o Grego, o Latim e o Hebraico, permitiu a alguns sábios questionar a autoridade da traduçãocatólica da Bíblia.
4 (     ) A Reforma protestante foi causada pela necessidade dos heréticosde formarem novas Igrejas, o que evitou sua perseguição pelo Santo Ofício, as condenações à morte na fogueira, as excomunhões e as censurasestabelecidas pelo Index.


10 - (UFU - 2006) --  Com o objetivo de aumentar o poder do Estado diantedos outros Estados, [o Mercantilismo] encorajava a exportação demercadorias, ao mesmo tempo em que proibia exportações de ouro e pratae de moeda, na crença de que existia uma quantidade fixa de comércio eriqueza no MundoANDERSON, Perry. Linhagens do Estado AbsolutistaSão PauloBrasiliense, 1998. p. 35.
trecho acima refere-se aos princípios básicos da doutrina mercantilista,que caracteriza a política econômica dos Estados modernos dos séculosXVI, XVII e XVIII.
Com base nessa doutrina, marque a alternativa correta.

A) A doutrina mercantilista pregava que o Estado deveria se concentrar nofortalecimento das atividades produtivas manufatureiras, não se envolvendoem guerras e em disputas territoriais contra outros Estados.
B) Uma das características do mercantilismo é a competição entre osEstados por mercados consumidorescada qual visando fortalecer asatividades de seus comerciantes, aumentando, conseqüentemente, a arrecadação de impostos.
C) Os teóricos do mercantilismo acreditavam na possibilidade de conquistarmercados por meio da livre concorrência, de modo que era essencialdesenvolver produtos competitivos, tanto no que diz respeito ao preço comoem relação à qualidade.
D) A conquista de áreas coloniais na América é a base de qualquer políticamercantilistaTanto que o ouro e a prata, de  provenientes, possibilitaram ao Estado espanhol figurar como o mais poderoso da Europa, após aGuerra dos Trinta Anos.


11 - (UFU 2008)  - Leia o trecho :  “Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos. Contudo a terra em si é de muito bons ares frescos e temperados como os de Entre-Douro-e- Minho, porque neste tempo d’agora assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendoa aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem! Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar. E que não houvesse mais do que ter Vossa Alteza aqui esta pousada para essa navegação de Calicute bastava. Quanto mais, disposição para se nela cumprir e fazer o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber, acrescentamento da nossa fé!” CAMINHA, Pero Vaz de. Carta de Pero Vaz de Caminha. In: CHANDEIGNE, Michel (org.). Lisboa ultramarina:1415-1580: a invenção do mundo pelos navegadores portugueses. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992, p.165.

Com base no fragmento acima, marque para as afirmativas abaixo (V) verdadeira, (F) falsa ou (SO) sem opção.
1 (    ) Caminha sugere que não há potencialidades econômicas na nova terra descoberta, pois não sabe se há nela ouro e prata. Assim, a única justificativa para a posse do território seria a expansão da fé.
2 (     ) Para Caminha, mesmo que a terra não oferecesse outros atrativos econômicos e políticos, utilizá-la como entreposto para o caminho das Índias já seria, em si, algo útil a Portugal.
3 (    ) A carta de Caminha sugere que as grandes riquezas do Brasil são as suas matas e sua beleza natural, de modo que as atividades econômicas extrativas (como, por exemplo, a coleta do pau-brasil) deveriam ser privilegiadas em relação às atividades agrícolas.
4 (     ) A carta de Caminha revela uma ética missionária presente nas falas dos descobridores portugueses, o que, inclusive, atendia às necessidades da coroa de legitimar as novas possessões por meio do seu reconhecimento pela Igreja.


12 - (UFU - 2004) --“Colombo não estava tão longe de certas concepçõescorrentes durante a Idade Média acerca da realidade física do Édenquedescresse de sua existência em algum lugar do globo. E nada o desprendia da idéia (...) de que precisamente as novas Índias, para onde o guiara a mãoda Providência, se situavam na orla do Paraíso Terreal. (...) A    das ´visõesdo paraíso` impregna todas as suas descrições daqueles sítios de magia elenda”.    Sérgio Buarque de Holanda. Visão do Paraíso.

partir da interpretação do trecho acima, assinale a alternativa CORRETA.
A)                Colombo, conforme a mentalidade de sua época, acreditava naexistência do Paraíso terrestre, na sua localização nas novas terrasdescobertas, e que ele havia sido levado para bem perto desse paraíso porvontade de Desus.
B)                Paraíso terrestre é um mito medieval cuja presença nas novasterras descobertas, na era das grandes navegações atlânticas dos séculosXV e XVI, é evocada apenas como uma metáfora.
C)                Colombo não acreditava no Paraíso terrestremas  podecompreender a novidade da América comparando-a ao Paraíso.
D)                A América era um território cujas condições naturais e riquezaslembravam metaforicamente um paraísoporém as colonizações espanhola e portuguesa destruíram seu aspecto paradisíaco.

13 - (UFMG 2004) –É CORRETO afirmar que a prática da antropofagiaentre algumas tribos indígenas brasileiras se devia:
A) ao barbarismo daqueles povosque não possuíam religião ou normasmorais capazes de refrear seus instintos.
B) à crença de que, ao devorarem os inimigos, os índios estariam incorporando suas virtudes e qualidades.
C) à influência dos conquistadores europeus, uma vez que os índiosprocuravam responder à crueldade dos brancos.
D) a uma estratégia de apavorar os adversáriosque ficavam com medo decombater os antropófagos.
E) todas as alternativas estão corretas.


14 - (UFES) As Grandes Navegações e os descobrimentos marítimos, noalvorecer da Era Moderna, marcaram em Portugal e nas áreas recém-descobertas, grandes transformações, pois :
A)    empresa marítima portuguesa assumiu no ocidente o carátercolonizador ao lado do mercantilprimeiro nas ilhas do Atlântico e, a seguir, no Brasil.
B)     grande comércio europeu implicou o estabelecimento de impériosultramarinos com ampla autonomia, correspondendo à formação de umaeconomia totalmente nacional nas colônias.
C)     interesse em subjugar as novas terras coloniais deu origem a umapolítica federal de Estado, no Reino e nas colôniascom a divisão depoderes entre o Rei e as Assembléias de Estado.
D)    mudança do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlânticodeterminou a descentralização do Estado Moderno em Portugal, enfraquecendo o absolutismo.
E)     necessidade de dominar as rotas  estratégicas de navegaçãoinviabilizou a manutenção do sistema de monopólios nas colônias, liberalizando o comércio.


15 - (PUC-Rio) a chegada de Cristóvão Colombo ao continente americanoem 1492,tomando posse das terras encontradas para o rei da Espanha, constituiu um momento importante da chamada “era dos descobrimentos”.
Analise as afirmativas abaixo referentes as relações entre a expansãoibérica e a transição do feudalismo para o capitalismo:

I – a constituição de um Estado nacional e a centralização do poder políticona figura do rei foram fatores decisivos na expansão marítima portuguesa e espanhola.
II – a opção atlântica dos países ibéricos deveu-se à impossibilidade derealizar um projeto expansionista na direção do continente europeu e do Mediterrâneo.
III – a expansão marítima espanhola foi determinada pelas necessidadesdos capitais italianos, especialmente os da cidade de Gênova, quebuscavam superar o monopólio veneziano no oriente.
IV- o desenvolvimento do comércio e da produção foi uma  alavanca para aexpansão, uma vez que possibilitou o desenvolvimento de técnicas denavegação e o acúmulo de capital nas mãos de comerciantes portugueses. 

Assinale a opção que contém as afirmativas corretas:

A) somente I e IV          B) somente I e II          C) somente II e III          D)somente I,II e IV          E) somente II e IV    



16 - (UFES) – Refletindo sobre a organização do sistema produtivo dascolônias hispano-americanas, é possível afirmar que a utilização da mão-de-obra indígena,
I – embora predominante no século XVI, foi progressivamenteabandonada nos séculos seguintesem decorrência da vigorosacampanha movida contra ela pelas monarquias protestantes européias,que tentavam desse modo  desarticular o sistema colonial espanhol decredo católico.
II – foi extinta a partir de meados do século XVII, quando a “plantation!”  açucareiraoutrora restrita à América central, se difundiu pelas demais colônias espanholas, exigindo assim a captação noexterior de escravos africanos , cujo trabalho era mais rentável do que oindígena.
III – processou-se, por meio da “encomienda”, espécie de contrato deparceria  segundo o qual o “encomendero” (espanhol) fornecia o capital, e os indígenas, a mão-de-obra para o desenvolvimento de umadeterminada atividade colonial, repartindo-se igualmente os lucrosobtidos.
IV – efetuou-se, em determinadas regiões, a partir da “mita”,instituição de origem incaica adaptada pelos espanhóis, a qual consistiaem recrutar,  para o trabalho nas minascidades e fazendasindivíduosescolhidos no seio das comunidades por sorteio, pagando-se um salárioínfimo pelos serviços prestados.
V – nos termos em que se deu, acarretou a desestruturação dascomunidades, as quaiscom a exigência de trabalhos excessivosnãoencontravam meios de reproduzir suas relações tradicionais, sendoentão esvaziadas pela dizimaçãopela fuga ou pela autodestruição dosseus membros.
Está(ão) corretas :
A) I e III               B) II e III               C) III e IV               D) II e IV              E) IV e V   

17 - – Com relação à colonização do continente americano pela Espanha epela Inglaterra, podemos afirmar que :
  1. a colonização espanhola baseada no trabalho compulsório indígena,nos séculos XVI e XVII, predominou nas áreas mineradoras do México e Peru
  2. a colonização inglesa da América do Norte baseava-se em dois tiposdistintos de organização econômica: o das colônias do Norte comagricultura familiar e atividades manufatureiras, e o das colônias doSulcom grande lavoura escravista de exportação.
  3. a colonização inglesa na região do Caribe – Jamaica, Trinidad-Tobago, Guiana--, no século XVII, baseava-se no trabalho escravoindígena e na grande lavoura de exportação.
  4. Assinale a opção que corresponde à(s) afirmativa(s) correta(s):
A) somente 1            B) somente  2            C) somente 2 e 3            D)somente 1 e 2            E) somente 1 e 3       

 18 - (UFF) – Quanto à colonização européia na América, nos séculos XVI ao XVIII, pode-se afirmar que:
1. a colonização espanhola se fundamentou no cultivo da cana e naprodução de açúcar nas Antilhas (sobretudo em Cuba), sustentados pelamão-de-obra escrava, existindo nas áreas mineradoras do México e Perupara atender às demandas de investimento constantes nas áreasaçucareiras.

2. a colonização espanhola teve como eixo as áreas mineradoras do México e Peru e a exploração da mão-de-obra indígena, estabelecendo-se, nas outras regiões do continente, diversas atividades econômicas
que complementavam as necessidades das áreas mineradoras e atendiam às demandas metropolitanas.

3. a colonização inglesa e francesa na América do Norte procurou,inicialmenteadotar a mesma estrutura da colonização espanhola, combase na atividade mineradora, mastão logo verificou-se a inexistência deriquezas minerais naquela região do continente, foi redirecionada para ocultivo da cana e a produção de açúcar no Caribe, desenvolvidos pela mão-de-obra escrava.

4. a colonização inglesa e francesa na América do Norte foi diversificada,mas nas Antilhas priorizou o cultivo da cana e a produção de açúcar,desenvolvidos pela mão-de-obra escrava, estabelecendo-se, nas outrasáreasatividades econômicas que completavam as necessidades das áreasaçucareiras das metrópoles.
Estão corretas as afirmativas:
A) 2 e 3                    B) 2 e 4                    C) 1 e 3                    D) 3 e 4                    E) 1 e 4                     

19 -  (UFF) – “A colonização espanhola caracterizou-se largamente pelo quefaltou  à portuguesa: por uma aplicação insistente em assegurar  opredomínio militareconômico e político da metrópole sobre as terrasconquistadas, mediante a criação de grandes núcleos de povoação estáveisbem ordenados”.  HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do BrasilRio deJaneiro: José Olímpio, 1962
trecho acima indica uma das principais diferenças entre a colonização espanhola e a portuguesa na América.
Analise as afirmativas abaixo e selecione aquelas que exprimemcorretamente as diferenças entre os estilos espanhol e português de colonização.
1.    os espanhóis se lançaram desde cedo ao interior do continenteamericano, fazendo das cidades um instrumento de dominação colonial, aopasso que os portugueses se mantiveram longo tempo apegados ao litoral, explorando o pau-brasil e a lavoura canavieira.
2.    os espanhóis cuidaram, desde o século XVI, de montar uma estruturaeclesiástica poderosa, ao contrário dos portugueses, cuja colonizaçãoeclesiástica se limitou, em grande medida à ação dos jesuítas.
3.    os espanhóis   não escravizaram negrossomente índios, ao passo queos portugueses fizeram do tráfico africano a base da economia colonial.
4.    os espanhóis   foram racistas em relação aos índiosafricanos emestiços, chegando mesmo a construir um “sistema de castas”, aocontrário dos portugueses, que desde o início se miscigenaram com índiosnegros.
Assinale a opção que contém apenas afirmativas corretas:
A) 1 e 2                   B) 1 e 3                    C) 1 e 4                    D) 2 e 3                    E) 2 e 4                      

20 - (UNIRIO) – A colonização européia na América assumiu aspectosdistintosem função das práticas colonizadoras das metrópoles européias. Considerando essa diversidade, podemos afirmar que:
A)    catequese e a evangelização dos nativos motivaram a colonização inglesa.
B)     pequena e média propriedade agrícola caracterizaram a ocupaçãoespanhola.
C)     base econômica das 13 colônias da América do Norte residia naexploração de metais preciosos.
D)    o povoamento do território constituiu a prioridade da colonização espanhola.
E)     mão-de-obra indigna contribuiu para a organização da produçãocolonial espanhola. 

GABARITO – BATERIA 1
1 – B
6 – F VV F
11 – F V FV
16 – C
2 – C
7 – B
12 – A
17 – D
3 – DISC
8 – B
13 – B
18 – B
4 – A
9 – F V V F
14 – A
19 – A
5 - C
10 - B
15 - A
20 - E


3 - R.:  O aluno deverá explicar as razões da riqueza do Reino de Mali no século XIV, tendo como referência que o reino do Mali controlava o comércio do ouro da África Ocidental para o norte do continente e Europa, pelas rotas transaarianas. Além do ouro, o reino do Malitambém tinham o domínio de algumas das principais rotas do comérciode longa distância de outras mercadorias.

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