Propriedades Gerais da matéria
A matéria tem 8 propriedades gerais, isto é, 8 características comuns a toda e qualquer porção de matéria: inércia, massa, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade e descontinuidade.
Inércia:
A matéria conserva seu estado de repouso ou de movimento, a menos que uma força aja sobre ela. No jogo de sinuca, por exemplo, a bola só entra em movimento quando impulsionada pelo jogador, e demora algum tempo até parar de novo.
Massa:
É uma propriedade relacionada com a quantidade de matéria e é medida geralmente em quilogramas. A massa é a medida da inércia. Quanto maior a massa de um corpo, maior a sua inércia. Massa e peso são duas coisas diferentes. A massa de um corpo pode ser medida em uma balança. O peso é uma força medida pelos dinamômetros.
Extensão:
Toda matéria ocupa um lugar no espaço. Todo corpo tem extensão. Seu corpo, por exemplo, tem a extensão do espaço que você ocupa.
Impenetrabilidade:
Duas porções de matéria não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo. Comprove a impenetrabilidade da matéria: ponha água em um copo e marque o nível da água com esparadrapo. Em seguida, adicione 3 colheres de sal. Resultado: o nível da água subiu. Isto significa que duas porções de matéria (água e sal), não podem ocupar o mesmo lugar no espaço (interior do copo) ao mesmo tempo.
Compressibilidade:
Quando a matéria está sofrendo a ação de uma força, seu volume diminui. Veja o caso do ar dentro da seringa: ele se comprime.
Elasticidade:
A matéria volta ao volume e à forma iniciais quando cessa a compressão. No exemplo anterior, basta soltar o êmbolo da seringa que o ar volta ao volume e à forma iniciais.
Divisibilidade:
A matéria pode ser dividida em partes cada vez menores. Quebre um pedaço de giz até reduzi-lo a pó. Quantas vezes você dividiu o giz !?
Descontinuidade:
Toda matéria é descontínua, por mais compacta que pareça. Existem espaços entre uma molécula e outra e esses espaços podem ser maiores ou menores tornando a matéria mais ou menos dura.
• Propriedades Específicas: são aquelas que não se repetem para mais de uma substância e que podem servir, portanto, para identificá-las. Por exemplo, a temperatura de fusão e de ebulição da água pura, ao nível do mar, é sempre 0°C e 100°C, respectivamente. Veja abaixo os pontos de fusão (PF) e de ebulição (PE) que diferenciam algumas substâncias à pressão de 1 atm:
As propriedades específicas da matéria são:
Organolépticas:
a) cor: a matéria pode ser colorida ou incolor. Esta propriedade é percebida pela visão;
b) brilho: a capacidade de uma substância de refletir kluz é a que determina o seu brilho. Percebemos o brilho pela visão;
c) sabor: uma substância pode ser insípida (sem sabor) ou sápida (com sabor). Esta propriedade é percebida pelo paladar;
d) odor: a matéria pode ser inodora (sem cheiro) ou odorífera (com cheiro). Esta propriedade é percebida pelo olfato;
Físicas:
Entre as propriedades físicas encontram-se o ponto de fusão, o ponto de ebulição e o calor específico, mas vamos estudar outras duas propriedades:
a) densidade: é o resultado da divisão entre a quantidade de matéria 'massa) e o seu volume. A densidade absoluta de um corpo é igual a m/v. Se a massa é medida em gramas e o volume em cm cúbicos, a densidade é obtida em gramas por cm cúbicos. Ex: Qual a densidade de um corpo que tenha massa de 200 g e está ocupando um volume de 2000 cm cúbicos ? É de 0.1 g/cm cúbico.
b) dureza: é a resistência que a superfície de um material tem ao risco. Um material é considerado mais duro que o outro quando consegue riscar esse outro deixando um sulco. Para determinar a dureza dos materiais, usamos uma escala de 1 a 10. O valor um corresponde ao mineral menos duro que se conhece, o talco. O valor 10 é a dureza do diamante, o mineral mais duro que se conhece.
Estados Físicos da Matéria
1 – Estado Sólido: as substâncias apresentam formas definidas e seu volume não varia de forma considerável com variações de temperatura e pressão.
As partículas que constituem o sólido encontram-se ligadas uma às outras de modo que não podem movimentar-se livremente.
2 – Estado Líquido: as partículas que constituem o estado líquido não estão unidas fortemente, visto que deslizam uma sobre as outras, adaptando-se à forma do recipiente que as contém, mas estas forças de atração entre as partículas são suficientemente fortes para que não ocorra variação no volume e as partículas dificilmente podem ser comprimidas.
3 – Estado Gasoso: as substâncias apresentam densidade menor que a dos sólidos e líquidos, ocupam todo o volume do recipiente que as contém, podem expandir-se indefinidamente e são comprimidas com grande facilidade. Este comportamento pode ser explicado pelas forças de atração entre as partículas muito fracas as quais possuem, portanto, alta mobilidade.
Mudanças de Estado
Fusão: passagem do estado sólido para o líquido.
Solidificação: passagem do estado líquido para o sólido.
Ponto de Fusão: é a temperatura constante na qual um sólido se transforma num líquido.
Os pontos de fusão e solidificação ocorrem numa mesma temperatura.
Vaporização: é a passagem do estado líquido para o estado gasoso. A vaporização pode ocorrer de três formas: evaporação, calefação e ebulição.
Condensação: é a passagem do estado gasoso para o estado líquido. A condensação de um gás para o estado líquido é denominada de liquefação.
Ponto de Ebulição: é a temperatura constante na qual um líquido passa para o estado gasoso.
Sublimação: é passagem do estado sólido diretamente para o estado gasoso.
E. Densidade
É a relação entre massa (em gramas) de uma amostra de matéria e o volume (geralmente em cm3) ocupado por esta amostra.
Quando dizemos que um material é mais denso que o outro, significa que, comparando-se volumes iguais de ambos, o mais denso é o que possui maior massa.
Fonte: http://www.coladaweb.com/fisica/mecanica/propriedades-gerais-e-especificas-da-materia
Questões sobre Propriedades e estados físicos da matéria
1) (UFAL) Considere a tabela abaixo, cujos dados foram obtidos à pressão de uma atmosfera.
DADOS: SUBSTÂNCIA PFº PEº I - 94,3 + 56,7 II - 38,9 + 357 III + 600 + 2000
Sob pressão de uma atmosfera e temperatura de 25º C, as substâncias I, II e III apresentam-se, respectivamente, nos estados:
a) sólido, sólido e sólido
b) líquido, líquido e sólido
c) líquido, líquido e líquido
d) líquido, sólido e sólido
e) sólido, líquido e sólido
2) (UFMG) Uma indústria química comprou certa quantidade de plástico de um fabricante, antes de ser usado, colhe-se uma amostra e submete-se a mesma a uma série de testes para verificações. Um desses testes Consiste em colocar uma fração da amostra num equipamento e aquecê-la até o plástico derreter. A fração sofreu:
a) sublimação
b) solidificação
c) ebulição
d) condensação
e) fusão
3) (FAAP-SP) No texto: “Um escultor recebe um bloco retangular de mármore e, habilmente, o transforma na estátua de uma celebridade do cinema”, podemos identificar matéria, corpo e objeto e, a partir daí, definir esses três conceitos.
I. Matéria (mármore): tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço.
II. Corpo (bloco retangular de mármore): porção limitada de matéria que, por sua forma especial, se presta a um determinado uso.
III. Objeto (estátua de mármore): porção limitada de matéria.
Assinale a alternativa correta:
a) se somente a afirmativa I é correta.
b) se somente a afirmativa II é correta.
c) se somente a afirmativa III é correta.
d) se somente as afirmativas I e II são corretas.
e) se as afirmativas I, II e III são corretas
4) (UFC-CE) Dentre as opções abaixo, marque a que apresenta fortes indícios de que a amostra nela descrita é um elemento.
a) Um sólido azul que é separado em dois por método físico.
b) Um líquido preto que apresenta faixa de temperatura durante a ebulição.
c) Um líquido incolor que se transforma em sólido incolor por resfriamento.
d) Um sólido branco que, por aquecimento, se torna amarelo e, depois, novamente branco, ao
resfriar.
e) Um sólido preto que queima completamente em oxigênio, produzindo um único gás incolor.
5) (UFV-MG) A naftalina, nome comercial do hidrocarboneto naftaleno, é utilizada em gavetas e armários para proteger tecidos, papéis e livros do ataque de traças e outros insetos. Assim como outros compostos, a naftalina tem a propriedade de passar do estado sólido para o gasoso sem fundir-se. Esse fenômeno é chamado de:
a) liquefação.
b) sublimação.
c) combustão.
d) ebulição.
e) solidificação.
6) (CFT-PR) As propriedades de um material utilizadas para distinguir-se um material do outro são divididas em Organolépticas, Físicas e Químicas. Associe a primeira coluna com a segunda coluna e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das respostas.
PRIMEIRA COLUNA
(A) Propriedade Organoléptica
(B) Propriedade Física
(C) Propriedade Química
SEGUNDA COLUNA
( ) Sabor
( ) Ponto de Fusão
( ) Combustibilidade
( ) Reatividade
( ) Densidade
( ) Odor
( ) Estados da Matéria
a) A, B, C, C, B, A, B
b) A, B, C, A, B, C, B
c) A, C, B, C, B, C, B
d) A, B, C, B, B, A, B
e) C, B, A, C, B, A, B
7) (UFMG-MG) Algumas propriedades físicas são características do conjunto das moléculas de uma substância, enquanto outras são atributos intrínsecos a moléculas individuais. Assim sendo, é CORRETO afirmar que uma propriedade intrínseca de uma molécula de água é a:
a) densidade.
b) polaridade.
c) pressão de vapor.
d) temperatura de ebulição.
8) (UFAL-AL) Uma pessoa comprou um frasco de álcool anidro. Para se certificar de que o conteúdo do frasco não foi fraudado com a adição de água, basta que ela determine, com exatidão,
I. a densidade
II. o volume
III. a temperatura de ebulição
IV. a massa
Dessas afirmações, são corretas SOMENTE
a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) III e IV
9) (PUC-MG) Em um laboratório de química, foram encontrados cinco recipientes sem rótulo, cada um contendo uma substância pura líquida e incolor. Para cada uma dessas substâncias, um estudante determinou as seguintes propriedades:
1. ponto de ebulição
2. massa
3. volume
4. densidade
Assinale as propriedades que podem permitir ao estudante a identificação desses líquidos.
a) 1 e 2 b) 1 e 3 c) 2 e 4 d) 1 e 4
10) (UECE-CE) Considere as afirmativas:
I. Como os CFC (clorofluorocarbonos) destroem a camada de ozônio que protege a Terra dos raios ultravioletas, eles estão sendo substituídos por outros gases, como o butano, por exemplo. O que diferencia os gases CFC do gás butano neste aspecto é uma propriedade química.
II. Matéria e energia são interconversíveis.
III. Três frascos de vidro transparente, fechados e exatamente iguais, contêm cada um a mesma massa de diferentes líquidos. Um contém água (d=1,00g/mL), o outro, clorofórmio (d=1,4g/mL) e o terceiro, álcool etílico (d=0,8g/mL). O frasco que contém menor volume de líquido é o do álcool etílico.
IV. São propriedades gerais da matéria: massa, extensão, compressibilidade, elasticidade e acidez.
V. A medida da massa de um corpo não varia em função da sua posição geográfica na Terra.
Das afirmativas acima são verdadeiras somente:
a) I, II, III e IV
b) I, II, III e V
c) II, III e V
d) I, II e V
11) (UTFPR-PR) Em uma noite de inverno rigoroso uma dona de casa estendeu as roupas recém lavadas no varal, expostas ao tempo. Pela manhã as roupas congelaram, em função do frio intenso. Com a elevação da temperatura no decorrer da manhã, começou a pingar água das roupas, em seguida elas ficaram apenas úmidas, e elas logo estavam secas.Ocorreram nestas roupas, respectivamente, as seguintes passagens de estados físicos:
a) solidificação, evaporação e fusão.
b) solidificação, fusão e evaporação.
c) fusão, solidificação e evaporação.
d) fusão, evaporação e solidificação.
e) evaporação, solidificação e fusão
12) (FATEC-SP) Duas amostras de naftalina, uma de 20,0 g (amostra A) e outra de 40,0 g (amostra
B), foram colocadas em tubos de ensaio separados, para serem submetidas à fusão. Ambas as amostras foram aquecidas por uma mesma fonte de calor. No decorrer do aquecimento de cada uma delas, as temperaturas foram anotadas de 30 em 30 segundos.
Um estudante, considerando tal procedimento, fez as seguintes previsões:
I. A fusão da amostra A deve ocorrer a temperatura mais baixa do que a da amostra B.
II. A temperatura de fusão da amostra B deve ser o dobro da temperatura de fusão da amostra A.
III. A amostra A alcançará a temperatura de fusão num tempo menor que a amostra B.
IV. Ambas as amostras devem entrar em fusão à mesma temperatura.
É correto o que se afirma apenas em:
a) I.
b) II.
c) III.
d) II e III.
e) III e IV.
Gabarito:
1) B 2) E 3) A 4) E 5) B 6) A 7) B 8) B 9) D 10) D 11) b 12) E
Exercícios
Exercícios - DENSIDADE
Exercícios - DENSIDADE
1. Se um corpo tem a massa de 20 g em um volume de 5 cm3, qual é a sua densidade?
2. Determine a massa de um corpo cuja densidade é de 5 g/cm3 em um volume de 3 cm3.
3. Bromo é um líquido vermelho acastanhado com densidade de 3,10 g/mL. Que volume ocupa uma amostra de 88,5 g de bromo?
4. O etanol tem a densidade de 0,789 g/cm3. Que volume deve ser medido numa proveta graduada para se ter 19,8 g de etanol?
5. Analise as seguintes situações e responda as seguintes perguntas:
I. Se colocarmos um ovo na água ele afunda por ser mais denso que a mesma?
II. Se adicionarmos sal na água o ovo sobe, pois o ovo torna- se menos denso?
III. Se adicionarmos sal na água o ovo sobe, pois a água torna-se mais densa com a dissolução do sal?
As respostas dos itens I, II e III são respectivamente:
a) sim – sim – sim
b) sim – não – não
c) sim – não – sim
d) não – não – não
e) não – sim – não
6. Sabe-se que a densidade do gelo é 0,92 g/cm3, a do óleo é 0,8 g/cm3 e da água é de 1,0 g/cm3. A partir desses dados podemos afirmar que:
a) o gelo flutua no óleo e na água.
b) o gelo afunda no óleo e flutua na água.
c) o gelo flutua no óleo e afunda na água.
d) o óleo flutua sobre a água e o gelo flutua sobre o óleo.
e) a água flutua sobre o gelo e afunda sobre o óleo.
7. Duas substâncias, A e B, são colocadas num recipiente, uma após a outra. Durante o preenchimento, são medidos continuamente a massa e o volume contidos no recipiente. Com esses dados constrói-se o gráfico abaixo. As massas específicas (densidades) de A e B, em g/cm3,são, respectivamente.
a) 1,0 e 1,2.
b) 2,0 e 4,8.
c) 1,0 e 1,4.
d) 2,0 e 4,0.
e) 2,0 e 3,0
8. Um pedaço de gelo flutua em equilíbrio térmico com certa quantidade de água depositada em um balde. À medida que o gelo derrete, podemos afirmar que:
a) o nível da água no balde aumenta, pois haverá uma queda de temperatura da água.
b) o nível da água no balde diminui, pois haverá uma queda de temperatura da água
c) o nível da água no balde aumenta, pois a densidade da água é maior que a densidade do gelo.
d) o nível da água no balde diminui, pois a densidade da água é maior que a densidade do gelo.
e) o nível da água no balde não se altera.
9. A densidade absoluta da gasolina é 0,7 g/cm3. Qual o volume ocupado por 420 g de gasolina?
10. Um bloco de ferro (d= 7,6 g/cm3) tem as seguintes dimensões: 20 cm x 30 cm x15 cm. Determine a massa do bloco.
11. Determine o volume ocupado por 300 g de álcool etílico. ( dálcool = 0,79 g.cm-3).
12. A densidade absoluta do mercúrio é 13,6 g/cm3. Calcule o volume ocupado por 680 g dessa substância.
13. Três frascos de vidro transparentes, de formas e dimensões iguais, contém cada um a mesma massa de líquidos diferentes e incolores (água, clorofórmio e etanol).
Caso nenhum dos frascos apresente identificação da substância presente, como você procederia para, através do conceito de densidade, identificar as substâncias contidas nos frascos? Dado: A densidade (d) de cada um dos líquidos, a temperatura ambiente é igual a: d(água) = 1,0 g/cm³;d(etanol) = 0,8 g/cm³ e d(clorofórmio) = 1,4 g/cm³.
Nenhum comentário:
Postar um comentário