quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Globalização e Ambiente de Marketing

globalização  oferece diversas oportunidades e ao mesmo tempo instabilidade na escolha de caminhos e na permanência em mercados internacionais. Para atingir uma longevidade em diversos mercados e segmentos em nível mundial, o conselho concedido pelos analistas em marketing é a fórmula tradicional: pesquisar, planejar e desenvolver produtos e serviços inovadores.
Em tempos de acirrada concorrência em mercados de diferentes países e da busca pela eficiência, as empresas além da inovação tecnológica, visam adequar o menor custo e a maior produtividade; produtividade que tem sido mais lucrativa atendendo públicos específicos de culturas diversas.
No mercado globalizado, para vencer a concorrência, as empresas transnacionais, multinacionais e as locais representadas buscam um novo estilo de planejamento que segue a retórica dos ganhos sobre a produtividade, diminuição da margem de lucro para manutenção de preço atrativo, forte presença no mercado pretendido e conquista de novos clientes no desafio de não perder os já fidelizados.
A globalização tem incentivado as empresas a focarem maior atenção ao macroambiente , na tentativa de enxergar oportunidade e agir a partir de suas vantagens competitivas.
A partir do século XX, o avanço tecnológico, mais precisamente na informática, na robótica e na biotecnologia, permitiu nos último tempos, um maior acesso à informação, ao ordenamento preciso de banco de dados mercadológicos e a possibilidade de ampliar os estudos a respeito do comportamento do consumidor.
Esse avanço tecnológico também permitiu um m
elhor trabalho nos setores atuantes em micro-ambiente, resultando num aceleramento na elaboração de projetos, produtos, serviços e na gerência de negócios. No mercado aberto, o avanço tecnológico  ampliou a inovação e o acesso aos produtos.
A globalização, por sua vez, impulsionou um crescimento da concorrência entre empresas e marcas de diferentes países na conquista de segmentos e market share em diferentes regiões do planeta.  A influencia da globalização no mercado e nos ambientes de marketing gera importantes alterações na escala de produção, nos planejamentos de marketing e no plano logístico dos produtos.
Estas alterações propiciam uma redução de custos, tão objetivada pelas empresas pretendentes a se manterem no mercado global com maior longevidade. Uma grande empresa que não souber ingressar no mercado de produção e venda global será encurralada pelas outras já atuantes nesse nível de mercado.
O mercado é global e as grandes empresas são globais. Todo mercado, seja ele nacional ou internacional, não está livre da concorrência internacional. As alterações ocorridas no mercado mundial influenciam diretamente no ambiente geral de marketing e no planejamento e práticas de marketing.
Nesse cenário o setor de marketing é responsável por manter a empresa atualizada perante as inovações tecnológicas e ambiente competitivo. As empresas devem pensar, planejar e enxergar o mercado de forma global, mesmo não atuando diretamente no exterior.
Atuando dessa forma, a empresa não estará despreparada num mercado rodeado pela diminuição de distâncias geográficas, mercadológicas e de acesso à informação.
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Fontes:

http://www.ftec.com.br
http://www.academiadetalentos.com.br

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