terça-feira, 22 de outubro de 2013

Dicas de Física para o Enem 2013


O Exame Nacional do Ensino Médio 2013 (Enem 2013) será realizado nos dias 26 e 27 de outubro. As provas contêm 180 questões de múltipla escolha e uma redação, distribuídas em cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a média da redação.
Desde que passou a ser usada como critério de seleção de diversas universidades, além de ser requisito para programas como o Sisu e o Prouni, a prova se tornou o maior vestibular do país.
Faltando pouco tempo para o exame, como se preparar? O que é ideal revisar em cada cada conteúdo?

Confira as dicas de Física no Enem

No Enem, as questões da prova de física envolvem situações de aplicações de conceitos no cotidiano. A prova é essencialmente interpretativa, com uso extenso de diagramas, tabelas e gráficos. Leia com atenção porque muitas vezes a resposta está contida no próprio enunciado.
Muitas vezes as perguntas são do tipo "de acordo com o gráfico", "após analisar a tabela" ou "como podemos notar no diagrama", ou seja, leia com atenção.
Abaixo, confira alguns temas de química recorrentes nas provas do Enem:

1) Eletrodinâmica: É importante conhecer as equações básicas de potência, resistência e corrente em aparelhos eletrodomésticos, bem como o cálculo da Energia consumida e custo mensal de uso destes aparelhos. Questões relacionadas à conta de luz, ou à comparação de consumo de diferentes aparelhos eletrodomésticos são muito frequentes.
2) Ondas: Estude os processos básicos de movimentação de ondas e cálculo de sua velocidade. Dê uma olhada nas características da reflexão, refração, difração, interferência e ressonância. Não se preocupe com os casos mais complexos. O foco aqui é conhecer os mecanismos e características básicas dos processos. 

3) Cinemática: É importante conhecer as equações do Movimento Uniforme e Uniformemente Variado. Reserve algumas horas para compreender a relação entre deslocamento, velocidade e aceleração em movimentos com velocidade constante e variável. 

4) Energia: Estude os tipos de Energia (Cinética, Potencial Gravitacional, Potencial Elástica, Luminosa, Química, Térmica etc.) e os mecanismo de transformação de um tipo de energia em outro (Conservação de Energia e Dissipação de Energia), bem como os modelos de Geração de Energia em Usinas Hidrelétricas, Nucleares, Eólicas, etc. 
Parece muito complicado, mas em apenas duas horas você conseguirá fazer uma boa revisão de tipos de Energia e Usinas de geração.

5) Forças: 
Revise as Três Leis de Newton e suas aplicações em movimentos com velocidade constante e variável, bem como em planos inclinados e dentro de líquidos (Empuxo). 

Provas do Enem

Confira as provas do Enem já aplicadas. Trata-se de uma boa forma de preparação para o Enem 2013.

Dicas para uma boa Redação no Enem 2013

Com a adoção do Enem 2013 por diversas universidades, fazer uma boa redação torna-se muito importante. Confira algumas dicas para se sair bem na redação do Enem 2013.

Dicas de Química para o Enem 2013


O Exame Nacional do Ensino Médio 2013 (Enem 2013) será realizado nos dias 26 e 27 de outubro
. As provas contêm 180 questões de múltipla escolha e uma redação, distribuídas em cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a média da redação.
Desde que passou a ser usada como critério de seleção de diversas universidades, além de ser requisito para programas como o Sisu e o Prouni, a prova se tornou o maior vestibular do país.
Faltando pouco tempo para o exame, como se preparar? O que é ideal revisar em cada cada conteúdo?

Confira as dicas de Química no Enem

Embora o Enem privilegie questões interdisciplinares, que exigem do aluno interpretação, na química ainda há grande número de questões conteudistas, ou seja, aquelas que têm características de um vestibular tradicional. Entretanto, há ainda as quetões que exigem a interpretação de textos, tabelas ou gráficos, muitas vezes atrelados aos seus conhecimentos em problemas ambientais e conhecimentos gerais na química.
Abaixo, confira alguns temas de química recorrentes nas provas do Enem:

1- Problemas ambientais: 
- Efeito estufa: É importante conhecer os principais gases do efeito estufa, lembrando que tal fenômeno é natural. O seu agravamento, através das atividades humanas, por exemplo na queima de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral), provoca o aumento na temperatura do planeta com consequências para o clima e o relevo global. No caso do Enem, não se considera as outras teorias relacionadas ao aquecimento global.

- Chuva ácida: é importante lembrar que a chuva apresenta naturalmente um caráter ácido. No entanto, o que caracteriza a chuva ácida é o aumento dessa acidez devido à queima, principalmente, do enxofre presente como impureza nos combustíveis fósseis, levando à formação de ácidos.
- Camada de ozônio: a camada de ozônio tem a função de nos proteger das radiações ultravioletas provenientes do sol. Os gases CFC’s são os principais responsáveis pela redução na camada de ozônio, aumentando assim a incidência de doenças de pele.

2 - Conhecimentos  gerais: Leia um pouco sobre reciclagem de alumínio, plásticos biodegradáveis, biocombustíveis (etanol e biodiesel) e fontes alternativas de energia (eólica, solar, etc).

3 - Química Geral: Estequiometria é assunto certo na prova do Enem. Questões são muito parecidas com o estilo cobrado em vestibulares tradicionais. Além disso, é bom lembrar as principais funções inorgânicas (ácidos, bases, sais e óxidos) e algumas reações, como as de neutralização.

4 - Fisico-Química: Relembre termoquímica. Questões envolvendo reações de combustão com cálculo do calor envolvido na queima de diversos combustíveis (poder calorífico) são comuns. Outro assunto que merece uma boa revisão são as soluções, que são normalmente questões simples.

5 - Química Orgânica: é importante reconhecer as funções orgânicas, pois aparecem nas provas do Enem.

Provas do Enem

Confira as provas do Enem já aplicadas. Trata-se de uma boa forma de preparação para o Enem 2013.

Dicas para uma boa Redação no Enem 2013

Com a adoção do Enem 2013 por diversas universidades, fazer uma boa redação torna-se muito importante. Confira algumas dicas para se sair bem na redação do Enem 2013.

Veja como se dar bem na redação do ENEM 2013

Veja como se dar bem na redação do ENEM 2013


Essa peculiaridade exige uma leitura atenta do noticiário para aguçar o poder de crítica, explica Suzete Trovão, coordenadora de língua portuguesa do Colégio QI.A prova de redação do Enem tem uma característica que a difere das demais: o candidato deve propor uma solução para um problema apresentado no tema. O que se espera do estudante é informação e criatividade para criar soluções, além de habilidade para defender seu ponto de vista.
- Ele precisa ter informação para poder fazer a intervenção pedida. Mas não bastará ter uma proposta, é preciso saber defendê-la com consistência - observa Suzette.
"Não bastará ter uma proposta, é preciso saber defendê-la com consistência, Suzette Trovão (professora)"

Para não cair na armadilha das generalidades, a dica é, no desenvolvimento da redação, saber usar a coletânea de textos apresentada no enunciado, fazendo comparações e observações sobre os fatos ou as estatísticas, por exemplo. Na conclusão, que é o momento de fazer a proposta, dê sugestões concretas. Portanto, se o tema é a importância da leitura, compare hábitos de leitores brasileiros e de outros países, por exemplo, e, na hora de propor, use a criatividade, sugerindo a criação de bibliotecas públicas, intercâmbio de livros, campanhas na mídia de incentivo à leitura via SMS e quantas boas ideias você tiver.
Em relação aos temas, o que se observa é que eles são objetivos e inspirados em fatos da atualidade. São assuntos de abrangência nacional, pois o exame é voltado para candidatos de todo o país. Temas de cunho social são recorrentes também.
Para 2009, as apostas de temas recaíram sobre Lei Seca, a questão da escassez de água, liberdade de imprensa e violência contra a mulher. Todos esses assuntos estiveram em pauta durante o ano e eram mais genéricos, qualquer pessoa teria como se posicionar a respeito. Mas, na proposta de redação oficial, foi pedido que o candidato escrevesse sobre "O indivíduo frente à ética nacional", apresentando uma proposta de ação social, que respeitasse os direitos humanos. Para isso, ele deveria usar como base uma charge de Millôr Fernandes e dois textos (um de Lia Luft e outro de Contardo Calligaris).

Redação no Enem

1) A temática proposta costuma ter um viés social que pode - e deve - ser associada a outras esferas: cultural, política, comportamental, ambiental. 

2) Clareza e coerência são fundamentais na construção textual. Lembre-se de que a leitura deve ser "fácil" e fluida, garantindo o bom entendimento do seu texto. Para isso evite a utilização de termos rebuscados e preocupe-se com os conectivos: termos como "portanto", "então", "além disso" e "desse modo", quando bem utilizados garantem a fluidez necessária.
3) A banca do Enem pede que você apresente propostas de intervenção, ou seja, medidas que podem amenizar uma situação-problema. Avalie o papel do governo, da sociedade, do indivíduo e da mídia, por exemplo, na tentativa de reverter panoramas que podem ser melhorados ou amenizados. 

4) Na proposta de intervenção é fundamental o respeito aos direitos humanos. Posturas radicais ou extremas não condizem com um cidadão consciente e engajado que já cursou o ensino médio. 

5) Faça uso dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação. Embase seus argumentos com elementos históricos, geográficos, literários, filosóficos, entre outros, demonstrando pleno conhecimento de mundo. Não se esqueça: a interdisciplinaridade é bem vista pela banca, mas sempre acessória. O principal é focar na defesa do seu ponto de vista.

Na hora de escrever

NÃO FAÇA períodos muito longos, prefira sempre frases simples, pois elas dão clareza ao texto
NÃO CRIE estruturas sintáticas incompletas
NÃO USE marcas de oralidade, como gírias, por exemplo
NÃO RECORRA a clichês quando fizer sua proposta
NÃO USE um mesmo argumento repetidas vezes
DEIXE DE LADO expressões como "eu acho"
JAMAIS desrespeite os direitos humanos
FAÇA UM ROTEIRO sobre o tema. Ajuda a ter foco na hora de criar a proposta
PREFIRA um vocabulário simples a palavras rebuscadas
USE sinônimos para não repetir palavras
USE a norma culta. Uma das cinco competências da redação avalia o rigor gramatical
SEJA coerente no texto com a proposta que defenderá