terça-feira, 24 de setembro de 2013

Formações complexas

Formações complexas


Pantanal
O Pantanal constitui-se de vegetação semelhante à do cerrado e à da caatinga, com muitas espécies adaptadas à vida aquática, já que a região permanece inundada por quase oito meses. 
Caracterizam pela presença das palmeiras carandá, buriti, quebracho e angico, esses dois últimos representam uma grande importância comercial. 

Vegetações Litorâneas

Formações florestais

Formações florestais


Formações florestais
Quase metade do território brasileiro está coberto pelas formações florestais. Os vegetais de grande porte são predominantes nessas áreas, e em geral são um reflexo do clima úmido.

Formações arbustivas e herbáceas

Formações arbustivas e herbáceas


Formações arbustivas e herbáceas
Caatinga – (mata branca)
Caatinga é a área coberta por vegetação típica do clima semi-árido, que ocorre no Nordeste. É formada por plantas típicas do clima seco, com períodos prolongados de falta de água, as xerófitas, especialmente as cactáceas e as plantas de pequeno porte, como xique-xique, juazeiro, mandacaru, etc. 

Corredores Ecológicos

Corredores Ecológicos



Como instrumento de gestão territorial, os Corredores Ecológicos atuam com o objetivo específico de promover a conectividade entre fragmentos de áreas naturais. Eles são definidos no SNUC como porções de ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando unidades de conservação, que possibilitam entre elas o fluxo de genes e o movimento da biota, facilitando a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas, bem como a manutenção de populações que demandam para sua sobrevivência áreas com extensão maior do que aquelas das unidades individuais.

Unidades de Conservação

Unidades de Conservação

 

A fauna e a flora, os rios, os mares, as montanhas. Cada um dos elementos da natureza tem um papel a desempenhar. E para que isso ocorra é preciso haver equilíbrio.
Muitos povos e civilizações reconheceram, ao longo da história, a necessidade de proteger áreas naturais com características especiais, por motivos os mais diversos: estas áreas podiam estar associadas a mitos, fatos históricos marcantes e à proteção de fontes de água, caça, plantas medicinais e outros recursos naturais.

Domínios Morfoclimáticos

Domínios Morfoclimáticos

Os domínios morfoclimáticos representam a interação e a integração do clima, relevo e vegetação que resultam na formação de uma paisagem passível de ser individualizada.


Aziz Ab’Saber foi o geógrafo que classificou os domínios morfoclimáticos brasileiros 
Aziz Ab’Saber foi o geógrafo que classificou os domínios morfoclimáticos brasileiros

Tipos de Vegetação no Brasil

Tipos de Vegetação

O Brasil possui uma rica diversidade de vegetação: nela se destacam oito tipos principais. Isso se deve à sua grande extensão territorial e diversidade climática.


Imagem do Cerrado que corresponde à vegetação brasileira mais rica em biodiversidade 

Imagem do Cerrado que corresponde à vegetação brasileira mais rica em biodiversidade

Agressão ao meio ambiente - Poluição



Agressão ao meio ambiente - Poluição











Tipos de vegetação : Selva Equatorial, Bosque monçônico, Savana, Desertos, Bosques temperados, Pradaria, Estepe, Taiga, Tundra, Vegetação de alta montanha


Vegetação




Formações vegetais da terra






Formações vegetais da terra



A biosfera pode ser subdividida em unidades menores denominadas biociclos: Terrestre, dulcícola e marinho.
Um bioma pode ser conceituado como uma unidade ecológica relativamente uniforme e estável, com flora, fauna e climas próprios.
Formações vegetais da Terra Considerando o biociclo terrestre, a Terra possui como formações vegetais, a tundra, a taiga, as florestas temperadas decíduas, as florestas tropicais, os campos e os desertos. Essas diversas formações vegetais abrigam formas de vida animal adaptadas a elas.






Impacto ambiental das queimadas


Queimadas provocam aumento do desmatamento
Impacto ambiental das queimadas 

 


por Bruna Souza

Incêndio Florestal

Incêndio Florestal

Por Caroline Faria
Os incêndios florestais  destroem milhões de acres de floresta por ano só nos EUA. E não é preciso muito para iniciá-lo, apenas uma fagulha, ou mesmo o calor do sol em condições específicas, pode deflagrar um incêndio de proporções catastróficas.

Impactos ambientais na construção de hidrelétricas

Impactos ambientais na construção de hidrelétricas

Os impactos ambientais das usinas hidrelétricas é motivo de polêmica nas discussões atuais sobre desenvolvimento sustentável. Como praticamente qualquer atividade econômica, as hidrelétricas causam impactos negativos ao ambiente. A grande questão dos cientistas é saber qual a real dimensão do impacto e como eles podem ser amenizados, já que, dentro das fontes energéticas atuais, as hidrelétricas são consideradas fontes de energia renovável, ao contrário das fontes energéticas à base de combustíveis fósseis, por exemplo.


Impactos ambientais da mineração na Amazônia Ocidental: tipos de impacto, alcance da política ambiental para a resolução dos conflitos sócio-ambientais.




Caracterização dos impactos ambientais da atividade mineral da Amazônia Ocidental
Os impactos ambientais mais significativos causados pela atividade mineira na Amazônia ocidental são os resultados da extração e beneficiamento de cassiterita, ou minério de estanho, o Estado do Amazonas e Rondônias; da extração de petróleo e gás natural no Estado do Amazonas; e dos garimpos de ouro e cassiterita na região.

Impacto Ambiental das Atividades Agrícolas




Impacto Ambiental das Atividades Agrícolas



Dada a diversidade agroecológica do território nacional e a variabilidade sócio-econômica existente no país, a agricultura brasileira é uma realidade heterogênea e complexa em seus sistemas e estruturas de produção. De forma sintética, poder-se-iam citar dois extremos de sistemas de produção.

Extração de madeira

Extração de madeira

 / ©: WWF-Brasil/Juvenal Pereira
© WWF-Brasil/Juvenal Pereira

Destruir a terra para alimentar a fome insaciável por madeira

Incentivada pela elevada demanda por produtos madeireiros, a

Desmatamento

Desmatamento




Comparação da Mata Altântica original e atual.