quinta-feira, 19 de setembro de 2013

G7 x BRICS x UE


Diante da discussão sobre o surgimento do banco de cooperação entre os BRICS e da recessão econômica dos PIIGS que agora já pode acrescentar também o Chipre, mais a estagnação econômica de boa parte do mundo desenvolvido resolvi fazer algumas pesquisas.

O colapso do socialismo




Um dos fenômenos mais relevantes das últimas décadas do século passado foi o processo de exaustão do socialismo na União Soviética e em seus satélites do Leste Europeu.

Apartheid

1948: a implantação do apartheid



Quando o apartheid foi oficialmente legalizado em 1948, a situação era explosiva tanto do ponto de vista social quanto do econômico. 
Vejamos algumas das regras implantadas por esse sistema:

A descolonização da Ásia

A descolonização da Ásia


Nem mesmo a Muralha da China evitou que o país fosse invadido e explorado pelos europeus 
Nem mesmo a Muralha da China evitou que o país fosse invadido e explorado pelos europeus


Para estruturar as colônias europeias no mundo foram necessários mais de quatro séculos, contando a partir do período das feitorias até a segunda metade do século XX.

As Fases da Guerra Fria

As Fases da Guerra Fria

VIZENTINI, Paulo Gilberto Fagundes. “A Guerra Fria”. In: REIS FILHO, Daniel Aarão; FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste (org.). O século XX (Vol. 3).O tempos das crises: revoluções, fascismos e guerras. 3ª ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, p. 195-225.

Guerra Fria

Guerra Fria

A Guerra Fria, que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991)  é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo.

Causas

Segunda Guerra Mundial


Segunda Guerra Mundial




CAUSAS

Fascismo

Fascismo



Por Francisca Socorro Araujo
Fascismo é a denominação que se dá ao regime político que surgiu na Europa entre 1919 e 1945, portanto, no intercurso das duas grandes guerras mundiais (I Guerra Mundial e II Guerra Mundial). É considerado um regime de direita e suas características básicas são: o totalitarismo, o nacionalismo, o idealismo e o militarismo.

De modo geral o fascismo é identificado como o regime implant

Doutrinas Nazistas

http://www.seuhistory.com/programas/as-doutrinas-nazistas.html

Nazismo


Nazismo


Suástica: cruz, encontrada em diversas tribos, que foi adotada por Hitler como símbolo do nazismo.

Nazifascismo

Nazifascismo

Por Fernando Rebouças
O termo “Nazifascismo” é uma aglutinação dos termos “nazismo” e “fascismo”. O nazismo foi uma ideologia política surgida nos anos 1920 e 1930 na Alemanha, e teve seu auge durante o regime de Adolf Hitler. O fascismo surgiu na Itália, e resumia a doutrina totalitária e populista do líder Benito Mussolini na mesma época.

nazifascismo
Incorretamente, os dois termos são interpretados como sinônimos, mas possuem histórico e conceitos diferentes. O nazismo, além do regime de Hitler, esteve ligado ao Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores, e tinha como fiel objetivo atingir o ideal de raça, de organização social e de prosperidade econômica contínua; O objetivo do estado deveria servir a um projeto maior de formação de sociedade e fortalecimento da economia.

O fascismo italiano pensava o oposto, as condições e ideais já existentes na sociedade é que deveriam servir o estado (pensamento inverso no nazismo). O governo fascista visava supervalorizar sua própria cultura estatal, tudo deveria servir e ir de encontro aos interesses do

New Deal

Por Leopoldo Toffoli
Devido à crise de 1929  que os Estados Unidos da América enfrentavam foi criado o New Deal  (novo acordo), com o intuito de o estado intervir na economia, onde este era liberal, ou seja, os norte americanos viviam o chamadoliberalismo econômico  onde o estado não intervém nas atividades econômicas. Este foi o maior fator para o fim do capitalismo liberal.

O “novo acordo” foi um conjunto de medidas criado no governo de Franklin Delano Roosevelt (1933-1945), que foi inspirado nas idéias do economista John Keynes onde visava tomar medidas econômicas que garantissem o pleno emprego dos trabalhadores. Keynes defendia, também, uma redistribuição de lucros pra que o poder aquisitivo dos consumidores aumentasse de acordo com o desenvolvimento dos meios de produção.
O New Deal abrangia a agricultura, a indústria e a área social. Entre as principais medidas estavam:

- Concessão de empréstimos aos fazendeiros arruinados para que pagassem as suas dívidas e reo

Crise de 1929 (Grande Depressão)

Por Cristiana Gomes
Após a primeira guerra mundial (1918), os EUA eram o país mais rico do planeta. Além das fábricas de automóveis, os EUA também eram os maiores produtores de aço, comida enlatada, máquinas, petróleo, carvão….

Nos 10 anos seguintes, a economia norte-americana continuava crescendo causando euforia entre os empresários. Foi nessa época que surgiu a famosa expressão

Leon Trotski

Leon Trotsky

07/11/1879, Yanovka, Ucrânia
21/08/1940, Cidade do México, México
 
[creditofoto]
Leon Trotsky, no exílio, após a derrota para Stálin na sucessão de Lênin
Nascido em família de origem judaica, Lev Davidovich Bronstein, que mais tarde assumiria o nome de guerra de Leon Trotsky, foi preso pela primeira vez aos 18 anos, por seu envolvimento com grupos revolucionários. Passou dois anos em diversas cadeias czaristas.

Em 1900 casou-se com Alexandra Lvovna Sokolovska e foi deportado para a Sibéria. Dois anos depois fugiu e viajou para Londres, onde entrou em contato com Lênin e outros exilados russos. No mesmo ano conheceu Natalya Sedova, que se tornou sua companheira.

Trotsky voltou à Russia por ocasião de levante de operários de São Petersburgo, em 1905. No ano seguinte, foi preso novamente e deportado. Passou por diversos países, chegando finalmente aos Estados Unidos. Ali recebeu a noticia da revolução de fevereiro, que depôs o Czar e instalou um governo pro

Governo Stálin

Governo Lênin


Revolução Russa

Revolução Russa



Por Cristiana Gomes
No século XIX, a Rússia juntamente com a Inglaterra, a França, a Alemanha e a Áustria, era uma das maiores potências européias, porém enquanto os outros países cresciam, faziam reformas e se industrializavam, a Rússia não se modernizava.

A Rússia era considerada um país atrasado em relação aos demais. Sua economia baseava-se na agricultura. Os servos trabalhavam, mas os senhores feudais não tinham o menor interesse de modernizar as plantações.
O país era governado pelo Czar (Imperad

Guerras Mundiais

Guerras Mundiais


Por Cristiana Gomes
No século XIX, a Rússia juntamente com a Inglaterra, a França, a Alemanha e a Áustria, era uma das maiores potências européias, porém enquanto os outros países cresciam, faziam reformas e se industrializavam, a Rússia não se modernizava.

A Rússia era considerada um país atrasado em relação aos demais. Sua economia baseava-se na agricultura. Os servostrabalhavam, mas os senhores feudais não tinham o menor interesse de modernizar as plantações.

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914 - 1918 (Resumo)

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914 - 1918 (Resumo)


Entre 1871 e 1914, durante a chamada belle époque, a sociedade européia, liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade. O desenvolvimento industrial trouxe para boa parte da população um conforto nunca antes experimentado, enquanto a ciência e a técnica abriam possibilidades inimagináveis de comunicação e transporte, com a invenção do telégrafo, do telefone e do automóvel.
Entretando, as disputas territoriais entre as potências e a má distribuição dos benefícios do progresso entre a população criavam um clima de instabilidade constante. O risco de um confronte iminente pairava no ar. Até que, em 1914, as previsões se confirmaram, com o início da "guerra que ia acabar com todas as guerras", como se constumava dizer na época. Na prática, não foi isso que o mundo assistiu. Outro conflito, maior e ainda mais devastador, iria eclodir 25 anos depois.
A expressão Grande Guerra, cunhada para o conflito que pela primeira vez na história envolveu todo o planeta, se justifica pelas proporções que o confronto alcançou, pelo aparato bélico que foi mobilizado e pela destruição devastadora que provocou. As novas armas, fruto do desenvolvimento industrial, e os métodos inéditos empregados nos combates deram aos países capitalistas o poder quase absoluto de matar e destruir.

Os Estados Unidos no século XIX

Os Estados Unidos no século XIX

Unificação italiana e unificação alemã

Em 1848, em nome do nacionalismo e do liberalismo, os povos dessas nações se rebelaram contra os governos absolutistas e lutaram pela unificação. Infelizmente, a unificação não ocorreu por dois motivos:

1) A burguesia estava interessadíssima na unificação dos mercados e no apoio que teria de um estado mais forte. Ela queria a unificação, porém a qual preço? Ao preço de nascer um país democrático, com plenas liberdades para o povo trabalhador se manisfestar e até ouvir os socialistas? Negativo: a burguesia não pagaria este preço.
2) Intervenções de potências, principalmente da Aústria, que queria manter seu controle sobre os Estados Alemães e o domínio da região da Lombarida-Veneza na Itália.

O negócio era a união entre a burguesia e a aristrocacia.
Mais isso só foi feito porque a burguesia conseguiu resolver seus problemas como?

1) como unificar sem a participação popular?
2) e como evitar a intervenção estrangeira de países como Aústria e a França?

No primeiro, praticamente abandonando o liberalismo e reforçando o nacionalismo e no segundo criando poderosos exércitos e articulando alianças com outras potências. 

Primavera dos Povos


Primavera dos Povos






As barricadas de 1848: a mobilização das camadas populares contra as mazelas do Antigo Regime.

A Revolução de 1848

A Revolução de 1848


A Revolução de 1848 

Revolução de 1848: o estabelecimento de uma nova oposição política na Europa.