segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Questão 8 - (ANA - 2009 / ESAF)

Questão 8 - (ANA - 2009 / ESAF) Na população brasileira verificou-se que a probabilidade de ocorrer determinada variação genética é de 1%. Ao se examinar ao acaso três pessoas desta população, qual o valor mais próximo da probabilidade de exatamente uma pessoa examinada possuir esta variação genética?

a) 0,98% 

b) 1% 
c) 2,94% 
d) 1,30% 
e) 3,96% 


Questão 2 - (ANA - 2009 / ESAF)

Questão 2 - (ANA - 2009 / ESAF) Em um ponto de um canal, passam em média 25 barcos por hora quando está chovendo e 35 barcos por hora quando não está chovendo, exceto nos domingos, quando a frequência dos barcos cai em 20%. Qual o valor mais próximo do número médio de barcos que passaram por hora neste ponto, em um fim de semana, se choveu durante 2/3 das horas do sábado e durante 1/3 das horas do domingo?

(ANA - 2009 / ESAF) Um rio principal tem, ao passar em determinado ponto, 20% de águas turvas e 80% de águas claras, que não se misturam. Logo abaixo desse ponto desemboca um afluente, que tem um volume d’água 30% menor que o rio principal e que, por sua vez, tem 70% de águas turvas e 30% de águas claras, que não se misturam nem entre si nem com as do rio principal. Obtenha o valor mais próximo da porcentagem de águas turvas que os dois rios terão logo após se encontrarem.

(ANA - 2009 / ESAF) Um rio principal tem, ao passar em determinado ponto, 20% de águas turvas e 80% de águas claras, que não se misturam. L

Há 64 litros de suco concentrado num vasilhame. Substitua 16 litros desse suco por 16 litros de água e misture bem. Substitua agora 16 litros dessa mistura por 16 litros de água e novamente misture bem. Dos 64 litros iniciais de suco concentrado, permaneceu no vasilhame na última mistura, evidentemente misturada com água, uma quantidade de suco concentrado, em litros, na ordem de

Há 64 litros de suco concentrado num vasilhame. Substitua 16 litros desse suco por 16 litros de água e misture bem. Substitua agora 16 litros dessa mistura por 16 litros de água e novamente misture bem. Dos 64 litros iniciais de suco concentrado, permaneceu no vasilhame na última mistura, evidentemente misturada com água, uma quantidade de suco concentrado, em litros, na ordem de:

Uma organização internacional tem 32 membros. Se o número de membros aumentar em cada ano 50% dos membros do ano anterior, então, daqui a três anos, o total de membros dessa organização será

Uma organização internacional tem 32 membros. Se o número de membros aumentar em cada ano 50% dos membros do ano anterior, então, daqui a três anos, o total de membros dessa organização será:
a)122

Um caminhão transporta maçãs, peras e laranjas, num total de 10 000 frutas. As frutas estão condicionadas em caixas (cada caixa só contém um tipo de fruta). Cada uma tem 50 maçãs, 60 peras e 100 laranjas e custam, respectivamente, 20, 40 e 10 reais. Se a carga do caminhão é de 140 caixas e custa 3 300 reais, calcule quantas maçãs, peras e laranjas estão sendo transportadas.

Um caminhão transporta maçãs, peras e laranjas, num total de 10 000 frutas. As frutas estão condicionadas em caixas (cada caixa só contém um tipo de fruta). Cada uma tem 50 maçãs, 60 peras e 100 laranjas e custam, respectivamente, 20, 40 e 10 reais. Se a carga do caminhão é de 140 caixas e custa 3 300 reais, calcule quantas maçãs, peras e laranjas estão sendo transportadas.


Caixa de maçã = x
Caixa de pera = y
Caixa de laranja = z

UFG - GO - Um caminhão transportou, em duas viagens, 50 toneladas de soja. Sabendo que, na primeira viagem, o caminhão, carregado, pesou 45 toneladas e que, na segunda, o caminhão e a carga pesaram 35 toneladas, calcule a quantidade de soja transportada na primeira viagem e o peso do caminhão vazio.


Um caminhão transportou, em duas viagens, 50 toneladas de soja. Sabendo que, na primeira viagem, o caminhão, carregado, pesou 45 toneladas e que, na segunda, o caminhão e a carga pesaram 35 toneladas, calcule a quantidade de soja transportada na primeira viagem e o peso do caminhão vazio.

x = massa do caminhão vazio
y = massa da soja transportada na primeira viagem
z = massa da soja transportada na segunda viagem

Sistemas Lineares

Sistemas Lineares
  Equação linear
  Equação linear é toda equação da forma:
a1x1 + a2x2+ a3x3 + ... + anxn = b
em que a1, a2, a3, ... , an são números reais, que recebem o nome de coeficientes das incógnitas
x1, x2,x3, ... , xn, e é um número real chamado termo independente ( quando b=0, a equação recebe o nome de linear homogênea).