quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Blocos Econômicos


Tipos de blocos econômicos, o que são blocos econômicos, União Europeia, APEC, Mercosul, Nafta, Pacto Andino, globalização
foto - comércio - blocos econômicos
Comércio Exterior: transporte marítimo   

Introdução
Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.

Globalização e Ambiente de Marketing

globalização  oferece diversas oportunidades e ao mesmo tempo instabilidade na escolha de caminhos e na permanência em mercados internacionais. Para atingir uma longevidade em diversos mercados e segmentos em nível mundial, o conselho concedido pelos analistas em marketing é a fórmula tradicional: pesquisar, planejar e desenvolver produtos e serviços inovadores.
Em tempos de acirrada concorrência em mercados de diferentes países e da busca pela eficiência, as empresas além da inovação tecnológica, visam adequar o menor custo e a maior produtividade; produtividade que tem sido mais lucrativa atendendo públicos específicos de culturas diversas.
No mercado globalizado, para vencer a concorrência, as empresas transnacionais, multinacionais e as locais representadas buscam um novo estilo de planejamento que segue a retórica dos ganhos sobre a produtividade, diminuição da margem de lucro para manutenção de preço atrativo, forte presença no mercado pretendido e conquista de novos clientes no desafio de não perder os já fidelizados.
A globalização tem incentivado as empresas a focarem maior atenção ao macroambiente , na tentativa de enxergar oportunidade e agir a partir de suas vantagens competitivas.
A partir do século XX, o avanço tecnológico, mais precisamente na informática, na robótica e na biotecnologia, permitiu nos último tempos, um maior acesso à informação, ao ordenamento preciso de banco de dados mercadológicos e a possibilidade de ampliar os estudos a respeito do comportamento do consumidor.
Esse avanço tecnológico também permitiu um m

O Administrador e o Mercado Globalizado.

O Administrador e o Mercado Globalizado.

    As organizações nunca estiveram tão interessadas em investir na capacitação dos seus administradores, motivadas pelas pro

    O Mercado Globalizado

    O Mercado Globalizado

    Ronaldo Cruz


    Por Ronaldo Cruz da Silva A abertura do mercado mundial foi importante para o crescimento de muitas empresas, porém, elas passaram a competir igualmente com as organizações de outros países. Por esta razão as empresas tiveram que avaliar suas estratégias, para melhorar sua posição no setor a qual faz parte, trabalhando com conceitos importantes para captar novos consumidores e a fidelidade dos que já conhecem seus produtos e sua marca. Diante disso, não basta simplesmente a organização ter uma equipe comprometida e profissionais capacitados, ela terá que rever seus processos, focar a melhoria contínua e fazer uma análise dos pontos positivos e negativos que venham a impactar no negócio. É importante também, que a mesma invista no desenvolvimento de novos produtos e serviços para não ficar obsoleta. Em função desses fatos, as organizações deverão fazer uma análise do ambiente externo, para identificar as oportunidades ou ameaças que podem prejudicar o seu negócio, objetivando com isso acompanhar as tendências do mercado e avaliar a possibilidade de entrada em outros segmentos. As empresas precisam melhorar cada vez mais o relacionamento com os clientes, assim como, a qualidade de seus produtos, pois, são fatores importantes para obter sucesso nas vendas, porque este é o diferencial que conta muito na hora que o consumidor vai adquirir um novo produto. Para atender as novas exigências do mercado atual onde o foco principal é o cliente, as empresas estão utilizando várias estratégias de marketing para melhorar o relacionamento com os mesmos. Por exemplo, o marketing direto e ferramentas como o CRM (Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente), que faz com que o consumidor sinta o padrão de qualidade no atendimento, pois, por meio delas o departamento de Marketing traça um perfil para cada consumidor, fazendo com que a empresa atinja suas metas e objetivos, tornando-se mais competitiva. Os impactos das mudanças foram tão forte que infelizmente várias empresas, entraram em processo de entropia, pois, não conseguiram se manter no mercado, em função de uma administração burocrática, inflexível e mal preparada para interagir no mercado com as mudanças no cenário global. As grandes organizações passaram a tomar conta desse mercado, pois, as mesmas possuem uma estrutura forte e competente para assumir qualquer desafio. Algumas dessas organizações compraram muitas empresas de pequeno porte que atuavam no mesmo segmento, e aquelas que tentaram ficar no mercado, acabaram fechando suas portas por falta de competitividade, outras utilizaram como estratégia a fusão com empresas do mesmo segmento, para tentar continuar na “batalha” empresarial e melhorar o desempenho de suas atividades. Todos esses fatores que foram citados relatam as dificuldades que as empresas têm que enfrentar, para conseguir um bom posicionamento no cenário atual; Diante disso os gestores precisam de muita flexibilidade, jogo de cintura, conhecer muito bem o negócio e ter visão global para atuar com as mudanças oriundas do ambiente externo, pois no jogo dos negócios, suas estratégias irão fazer com que driblem seus concorrentes. Ronaldo Cruz da Silva possui graduação em Administração de Empresas é especialista em Administração de Recursos Humanos e em Psicologia Organizacional, tem experiência de mais de 14 anos na área Administrativa/Recursos Humanos. É professor universitário e atua em consultoria de RH. Contato: e-mail: ronaldocruzsilva@yahoo.com.br.